30.1.07

Ao brasileiro, as pizzas

Crédito: http://ilustradanocinema.folha.blog.uol.com.br/

Justiça italiana: baixar filme não é crime

Numa decisão inédita na Itália, um juiz da Suprema Corte determinou que baixar filmes, música e jogos na internet não é crime se o usuário não obtiver lucro a partir da ação.

Em 2005, a Justiça italiana sentenciou dois homens a um ano de prisão e multa por utilizar o servidor do Instituto Politécnico de Turim para armazenar e distribuir gratuitamente cópias de material baixado na rede em 1999. A sentença já havia sido reduzida a três meses na apelação. Na semana passada, a decisão foi anulada.

A Itália é um dos países da Europa que têm uma das mais rígidas legislações para proteção do copyright, entretanto, a lei é dificilmente colocada em prática, e são raros os casos de prisão. A associação de músicos profissionais italianos minimizou a sentença da Suprema Corte, argumentando que os réus haviam sido condenados numa lei anterior, mais branda. De todo modo, foi criada a jurisprudência.

Como aqui no Brasil esse tipo de download sem fins lucrativos continua sendo crime, alguns amigos deste blog já estão procurando apartamento para alugar em Roma.

2 Gritos:

Blogger leticia goncalves said...

Boa idéia essa de ir pra Roma.

Quem sabe se eu economizar bastante com cinema e locadora...rs

13:58  
Blogger Laééércio! said...

Eu já economizo uma pequena fortuna por mês... rsrsrs

00:55  

Postar um comentário

<< Home

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com