31.3.07

Wikipolitica na Espanha

Promessas de campanha. Os políticos acostumados a se utilizar dos bordões eleitorais como muletas para se eleger têm agora um obstáculo na Espanha.

Lo prometido es deuda é um site Wiki que armazena os discursos, as propostas apresentadas pelos candidatos durante a campanha e que, espera-se, pode servir como uma memória virtual para lembrar os esquecidos políticos e eleitores do objetivo a ser cumprido.

A tecnologia Wiki permite que qualquer pessoa acrescente ou edite dados nas páginas que abriga. Dessa forma a “memória” será construída coletivamente.

Durante poucas horas no ar, Lo Prometido es deuda teve mais de sete mil acessos, 31 pessoas cadastradas e 200 edições de páginas, informa reportagem do El País.com.

29.3.07

Agência Carta Maior pode fechar

Passando por sérias dificuldades financeiras, a Agência Carta Maior corre o risco de interromper a produção de seu conteúdo ainda esta semana. O veículo perdeu um contrato de patrocínio com a Petrobrás em dezembro e desde então os profissionais não recebem seu salário. Está marcada para dia 30/03 uma reunião para o grupo reavaliar a situação e decidir o futuro da agência.

A informação é da Agência CUT de Notícias.

Em editorial publicado na página da Carta há um apelo aos leitores que quiserem contribuir para a manutenção da agência. Uma das formas de contribuição é cadastrar-se , gratuitamente, para receber o boletim diário da Carta Maior e assim ampliar a divulgação.

A linha editorial do veículo fundado por Mino Carta pode ir de encontro aos princípios ideológicos de muitas pessoas, (ou de encontro aos que supostamente não têm princípios ideológicos), mas a pluralidade de idéias é uma premissa da democracia.

Correndo o risco de ser piegas, ocorre-me a frase de Voltaire. "Posso não concordar com nenhuma das palavras que você diz, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las". Assim, se algum dia a Veja correr o risco de fechar as portas e precisar de um cadastro desses, estejamos também a postos.

A página da Carta trabalha em sistema de copy left. O conteúdo pode ser livremente reproduzido desde que citada a fonte.

28.3.07

O controle da Internet e o controle dos governos

Controlar a Internet. A “Governança da rede” em padrões internacionais; os debates sobre a continuidade do domínio americano sobre a administração da rede (por meio da Icann (Corporação da Internet para Nomes e Números Designados, em inglês); a censura a sites e conteúdos por ordem de governos.

Essas questões vêm sendo debatidas corriqueiramente em todo o mundo. No Brasil, no ano passado, houve inclusive a formulação de um projeto no Senado para estabelecer regras, como a identificação prévia dos usuários para poder navegar na rede. Devido à pouca receptividade por parte da sociedade, o relator do projeto, Eduardo Azeredo (PSDB-MG) o retirou da pauta, acatando pedido do Senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA).

Manuell Castells, em “A Galáxia da Internet - reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade” trata da relação entre Estados e Internet durante alguns capítulos. “Os governos desconfiam de seus cidadãos (...) eles sabem mais. E os cidadãos desconfiam de seus governos – eles sabem o suficiente”. Daí toda a disputa controle X liberdade na rede.

“Tecnologias de controle podem ser neutralizadas por tecnologias de liberdade”, lembra o autor. E o jogo continua. Para cada tacada em prol do controle, um passo para quebrar as regras, o que motiva uma nova medida de controle. É claro que o nível, a “fase” do jogo, varia de país para país. Países que têm apreço pela democracia tendem a exercer menor controle sobre a Internet.

O fato é que a Internet, em seus princípios, foi concebida como uma tecnologia libertária, composta por tantos nós quanto o necessário para permitir sempre uma intervenção não programada.

Castells lembra do potencial da rede para a inversão da ordem do jogo. “Poderíamos pensar numa estratégia de desarmamento mutuamente assegurado (...) Mas como os governos continuam no controle das instituições da sociedade, caberia a eles iniciar o processo (...) Na verdade, em vez de ser usada para o governo vigiar seus cidadãos, a Internet poderia ser usada para os cidadãos vigiarem seus governos”.

26.3.07

Salazar, a principal figura histórica de Portugal

Um programa da RTP - emissora pública de Portugal, chamado "Os Grandes Portugueses" escolheu, por meio do voto popular, a principal figura histórica de Portugal. Estavam no páreo nomes como Vasco da Gama, Fernando Pessoa, Marquês de Pombal, Camões, etc.

Tal programa foi motivo de debates por todo país, durante vários meses. Surpreendentemente, o mais votado foi o ditador António de Oliveira Salazar (foto) que obteve 41% dos votos. Durante quase meio século, a partir de 1932, Salazar esteve à frente do país por meio de um governo totalitário, baseado na "moral católica" e no surto colonialista.

Confira o post completo no Ponto de Análises.

20.3.07

Diário do Iraque

“Three bombs exploded in my neighborhood. Two bombs went off at 7.30. They violently shook my flat, as I was watching some TV programme. At 13.20, another bomb exploded in my neighborhood. It shook my flat. I spent the whole day writing and reading in my room”. Esse é o último post de Saad Eskander, 44 anos, o diretor da Biblioteca Nacional do Iraque.

O relato se refere ao ataque à rua al-Mutanabi, que fica no centro de Bagdá, em 08 de março.

Eskander relata o dia-a-dia no país no em seu Diário, blog hospedado originalmente pelo site da Britsh Library desde novembro de 2006.

Numa onda meio “O livreiro de Cabul” (na verdade deve estar mais para "Eu sou o livreiro de Cabul"), a página traz os depoimentos de um homem apegado à cultura e que sofre com o “sumiço” das obras mais importantes do Iraque após a mais recente guerra. Eskander, para publicar, conta com pelo menos uma hora de internet por dia.

Com o auxílio da biblioteca britânica ele tenta remontar o arquivo e, enquanto isso, tecla sobre a vida sob bombas. O diário é publicado também em espanhol, pelo El País.com.

19.3.07

Al desnudo: portais de notícias se rendem ao conteúdo adulto

O conteúdo adulto já rende lucros significativos com os produtos e meios de que dispõe, como filmes e Internet. Agora, em uma nova jornada, via celular, o negócio promete proporcionar ganhos de 150 bilhões de dólares em 2011, informa a Info on line .

O faturamento do negócio de pornografia no mundo leva não só as empresas especializadas a alavancarem seus lucros. Portais de notícia utilizam a tática de incluir conteúdo adulto em suas páginas para atrair mais acessos e, com isso, maior faturamento também.

A página do jornal espanhol El País, por exemplo, uniu o popular conteúdo a uma ferramenta não menos disseminada na web. O blog Al desnudo, de Eva Roy, traz "El universo del sexo, bajo la mirada de la periodista especializada en cine adulto".

"O que está provocando a adoção do conteúdo adulto é a receita estável que ele gera", disse Scott Smith, diretor de estratégias de internet da empresa de pesquisa Yankee Group à Reuters já em 2001.

A tendência dos portais brasileiros é embarcar nessa onda. O Terra, por exemplo, em horários mais próprios, (a partir de meia – noite, mais ou menos) dá uma conotação mais erótica aos conteúdos que veicula e às fotos que ilustram a capa da página principal.

O Gazeta on line, da rede filiada à Globo no Espírito Santo, também tenta seguir a nova tendência. À meia - noite, em alguns dias, o portal capixaba manteve chamadas picantes nos flashs da capa. O Donna, canal do Gazeta on line voltado para o público feminino, tem como destaque "sexo e relações".
Uma afirmação feita por Smith, ainda à Reuters em 2001, pode explicar a aposta de muitos veículos. "Sexo vende".
(imagem: al desnudo, post de Eva Roy sobre o livro da ex-prostituta brasileira que ficou famosa a partir da internet)

16.3.07

Regulamentação do estágio é discutida no Senado

A Comissão de Educação do Senado estuda a mudança nas regras para a contratação de estagiários no Brasil. O Projeto de Lei 473/03, que trata do assunto, de autoria do senador Osmar Dias (PDT-PR), foi tema de audiência pública realizada nesta terça – feira (13) na Casa, informa o site do Senado Federal.

O “escragiários” , como muitos se consideram, devem ficar atentos.
A duração do estágio, em relação à quantidade de horas diárias e também período de contratação, é abordada no projeto. Embora não haja consenso entre os senadores espera-se que, se aprovadas, as novas regras permitam o estágio de até 6 horas/dia e dois anos de duração, informa a Folha on line.

Além disso, com a lei, segundo a Associação Brasileira de Estágios (Abres), seriam criadas mais dois milhões de vagas para alunos do ensino médio e um milhão para estudantes do ensino superior.

O presidente do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Paulo Nathanael Pereira de Souza, afirmou à Agência Senado que de seis milhões de jovens beneficiados por estágios nos últimos anos, quatro milhões foram contratados pelas empresas ao final de seus cursos.

No Brasil o estágio é permitido a partir dos 16 anos, desde que o estudante esteja cursando, no mínimo, o ensino médio.

Na página da Folha, há uma enquete em que os leitores podem indicar qual é o maior problema enfrentado pelos estagiários. Por enquanto, está ganhando a opção “o mau aproveitamento do estágio. Os estagiários, às vezes, são usados como mão-de-obra barata em vez de serem estimulados a aprender sobre a profissão”.

(imagem: www.subsolo.org)

Semana de Comunicação da Faesa começa no próximo dia 20

Olhei de relance um outdoor de divulgação da Semana pelas ruas de Vitória que dizia mais ou menos o seguinte: "Publique no seu blog, divulgue no orkut, mas não falte". Uma das solicitações atendo agora:

A I Semana de Comunicação da FAESA será entre os dias 20 e 23 de março. Palestras, painéis, workshop, mesa-redonda e mostras culturais farão parte do evento, que tratará, dentre outros temas, de Planejamento Estratégico, Identidade Visual e Mídia e Violência.

Profissionais da Faculdade e de veículos capixabas ministrarão as palestras, além de convidados como Edgard Rebouças, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o professor da Escola Superior de Publicidade e Marketing de São Paulo, Daniel Galindo.

A palestra de abertura será realizada no auditório do Cefetes, às 19 horas, e abordará o tema “Os Desafios da Comunicação na Contemporaneidade”.

Confira a programação completa aqui.

14.3.07

Sindicato quer estabelecimento de piso salarial para jornalistas no ES

O Sindijornalistas - ES incia a Campanha Salarial deste ano tendo como mote a fixação de um piso salarial para os profissionais. Atualmente, os salários praticados variam de acordo com o veículo e a empresa, mas sem nenhuma regulamentação.

Alguns valores são pouco acalentadores para futuros (e atuais) jornalistas. "Não podemos aceitar que uma empresa como a Rede Gazeta, por exemplo, contrate jornalistas e pague pouco mais de R$ 600 por mês", diz a presidente do Sindijornalistas, Suzana Tatagiba, à página da entidade.

Em alguns estados o piso já foi estabelecido. No Espírito Santo há apenas um "salário referência", que pode ou não ser praticado. A Fenaj disponibiliza a lista dos salários normativos praticados no país. O ES consta lá: R$ 1.270,00.

13.3.07

Lei francesa proíbe divulgação de imagens violentas

Nesta semana, o Conselho Constitucional da França aprovou uma lei que proíbe a difusão de imagens violentas na internet por parte de pessoas que não sejam jornalistas profissionais. O ministro do Interior, Nicolas Sarkozy, diz ter proposto esta lei para acabar com os chamados happy slapping - ação de adolescentes que divulgam cenas chocantes na internet, ao estilo Jackass. A pena para quem desobedecer essa lei será de 5 anos de prisão e multa de 75 mil euros.

Em resposta, os repórteres sem fronteiras escreveram um comunicado em que alertam para o fato de a lei censurar de certa forma, a divulgação da violência realizada por policiais, muitas vezes registradas por amadores. "É um risco para a informação do cidadão", disseram.

Via Centro de Mídia Independente.

12.3.07

E a Conservapedia se fez

“Uma enciclopédia conservadora na qual você pode confiar”. Um grupo de cristãos norte-americanos criou uma alternativa à Wikipedia, "a enciclopédia livre", considerada "liberal" de mais.

Para quem quiser ter acesso a verbetes fidedígnos à bíblia, nada politicamente corretos, diga-se de passagem, a Conservapedia, criada no final do ano passado, é uma ótima opção (em inglês).

Entre os 4.100 verbetes, encontra-se, por exemplo, definição de homossexualismo: “É a atração sexual entre membros do mesmo sexo. É condenado pela Bíblia como um ato pavorosamente pecaminoso, mais do que infanticídio ou roubo” (...) Sob a lei de Deus, a punição para o homossexualismo é a morte”. E lamenta que isso não ocorra nos EUA devido a manipulação do “sistema judiciário” do país.

Outro exemplo: Sobre o surgimento da raça humana, Conservapedia diz que “não há evidência confiável da existência do homem antes de 3.500 a.C.”, ou seja, antes da escrita. Teoria de Darwin, nem pensar. (tradução dos verbetes via No mínimo).

Mulheres na mídia e fronteiras culturais são temas da 404notfound

Mulheres na mídia: democracia ou estratégia de marketing?, de Josiany Fiedler Vieira, e Cibercultura: significados e negociação nas fronteiras culturais contemporâneas, de Wagner Vinhas, são os temas dos números 59 e 60 da 404notfound, recém disponibilizados na Web.
Editada por André Lemos, a revista chega a seu sétimo ano de publicação contínua.

Via Jornalismo e Internet.

11.3.07

Papa mais tecnológico da história critica conteúdo da internet

Proprietário de um Ipod que comporta suas músicas favoritas - as de Mozart em particular - sempre ligado no celular e portando um laptop para sempre atualizar os artigos teológicos que escreve, o Papa Bento XVI, que vem ao Brasil no mês de maio, criticou na última sexta - feira o conteúdo da internet.

"Muito do que é transmitido sob várias formas para as casas de milhões de famílias ao redor do mundo é destrutivo" disse ele, segundo a Reuters.

Mas a internet, ah essa sim é uma caixinha de surpresas. Eis que na mesma rede de "conteúdos destrutivos" encontra-se um site dedicado exclusivamente à visita do Papa a São Paulo.

Ratzinger, embora faça ressalvas e apele "aos líderes da indústria midiática" para que "promovam o respeito pela dignidade das famílias", não desconhece o potencial da rede para o Vaticano.

9.3.07

Pra não dizer que não falei de Bush - ao menos indiretamente

O antiamericanismo é um estado de espírito perigoso, uma ideologia que mistifica os dados de análise e cobre as responsabilidades do capital coletivo. Precisamos afastá-lo de nós.
Antonio Negri, em Cinco Lições sobre o Império, 2003, p.31
O trecho acima é via Polimidia. Reproduzo aqui o comentário que deixei no blog do colega Ezequiel:

Quanto ao pretenso antiamericanismo no Brasil, vejo duas vertentes: uma minoria que formulou bases mais ou menos ideológicas para odiar os EUA - esses que estão na rua protestando, inclusive algumas correntes do PT - e a outra, a grande maioria, que não gosta do Tio Sam simplesmente pq não é um país simpático e está sempre envolvido em guerras, coisa que os brasileiros vivem se gabando q por aqui não tem - tal qual terremotos e tsunamis - o que nos faz crer piamente que Deus é brasileiro.

De forma que o antiamericanismo nos envaidece, nos faz parecer melhor do que somos.
Isso não quer dizer que outra alternativa não seja possível. (meio Fórum Social Mundial isso, né?rs)

Admirar os EUA como o modelo supremo de democracia e liberdade, ao qual eles mesmos se identificam, é da mesma ingenuidade que o ódio incondicional.
Como quase tudo na vida, o que é complicado tem uma simples solução: apenas um olhar crítico, sem demonizar, sem endeusar.

8.3.07

161 milhões de gigas de informação produzidos em 2006

"Quem lê tanta notícia?", Caetano poderia dizer. Pesquisa realizada pela EMC mostra o quanto de informação, noticiosa ou não, foi produzida na web no ano de 2006.

161 milhões de gigabytes, o equivalente a a três milhões de vezes a informacão contida em todos os livros já escritos.

O Blog do Tas lembra pesquisa similar feita pela Universiade de Berkeley em 2003:

"Naquela ocasião a curva apontava uma sutil ironia: a de que naquela toada conseguíamos produzir em dois anos de vida digital o equivalente a toda informação produzida pelos seres humanos desde os primeiros rabiscos nas cavernas pré-históricas. Quantidade, não qualidade, evidentemente".

O El Pais.com também divulgou a pesquisa. A página do jornal espanhol resume as fontes de tanta informação:

Hay 900 millones de ordenadores, 550 millones de reproductores de música digital, 600 millones de teléfonos móviles con cámara, 400 millones de cámaras...

Revista traz relatos de mulheres que sofrem violência doméstica

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, será lançada amanhã (09), a Revista Intransitabilidade - "Mulheres que Escrevem". A publicação é da “Casa da Mulher” e da FAPES - Fundação de Apoio à Pesquisa e em seu primeiro número trata da violência doméstica.

O Intransitabilidade é um projeto formado por nove mulheres que relatam e denunciam como convivem com a violência.

Através da produção de textos, as mulheres evidenciam as diversas formas como vêem essa violência no seu cotidiano, seja por textos de opinião, por relatos, por contos ou depoimentos.

Serviço:

Intransitabilidade - "Mulheres que Escrevem".
Lançamento: 09 de março, às 19h, Auditório do CEET - Vasco Coutinho em Vila Velha – Centro, próximo à pracinha de Vila Velha.

7.3.07

Filme simula assassinato de ex-premier italiano

Depois de Death of a president, filme dirigido pelo britânico Gabriel Range que reconstitui o assassinato fictíco de Bush, Shooting Silvio, uma produção italiana, quer repetir o "crime". Dessa vez, a vítima é o ex-premier e líder da oposição na Itália, Silvio Berlusconi.

O cineasta Berardo Carboni,autor do "assassinato cinematográfico", diz ao jornal espanhol El País, que o" filme mostra o desassossego que produz o poder político de Berlusconi, baseado em um sistema de valores que busca ganhar a todo custo".

Quanto à possível incitação à violência contra o primeiro ministro, "seria como crer que Platoon é um canto à guerra", avalia.

Carboni não está só. Na Itália, cineastas como Sabina Guzzanti ("Viva Zapatero!" ) e Nanni Moretti ("Il Caimano") encampam, com suas obras, uma verdadeira frente anti - Berlusconi.

6.3.07

Morre Jean Baudrillard

"O jornal francês Libération acaba de anunciar a morte do sociólogo e filósofo Jean Baudrillard (foto). Ele tinha 77 anos e faleceu em Paris.

Baudrillard foi um dos principais críticos dos meios de comunicação de massa e da sociedade do consumo. Dizia que a realidade construída pela cultura de massa transforma o homem em elemento virtual do sistema, enquanto a máquina ocupa seu papel.

A obra dele foi uma das fontes inspiradoras para a criação da trilogia hollywoodiana Matrix.

Entre suas publicações estão: O sistema dos objetos (1968)À sombra das maiorias silenciosas (1978)Da Sedução (1979)Simulacros e Simulação (1981)América (1988)Cool Memories I (1990)A troca impossível (1999)O lúdico e o policial (2000)"

Via Ponto de Análises.

Embora controversa, a herança que Baudrillard deixa suscita reflexões acerca das formas pelas quais a sociedade constrói seus valores.

Centro Social é demolido na Dinamarca

Sob protestos, a Ungdomshuset, "Casa da Juventude", local que se tornou referência para ativistas europeus, foi demolida.

O prédio do centro cultural, em Copenhague, foi comprado por uma seita cristã dinamarquesa, a Faderhuset, que deve ter outros planos para o lugar.

Uma petição virtual reuniu cerca de 13 mil assinaturas em prol da manutenção da Casa, as manifestações se estenderam às ruas, houve a ocupação da sede do Partido Social Democrata da Dinamarca, ações culturais e solidariedade internacional. Mas nenhum protesto impediu o despejo da Ungdomshuset pela polícia, em 1º de março, e sua demolição, ontem (05).

(foto : Centro de Mídia Independente, onde você encontra mais informações sobre a demolição)

Quarenta anos de "Cem Anos de Solidão"

Hoje é o 80º aniversário de Gabriel García Marques. Nesse mais de meio século de vida o escritor colombiano, como qualquer octogenário, tem muitas histórias para contar.

Uma de suas histórias mais interessantes (embora muitas pessoas achem a vida particular das "celebridades das letras" mais importantes que suas obras) também está a assoprar velinhas.

Já são 40 anos de "Cem anos de Solidão", o livro que deu a García Marques o prêmio Nobel de Literatura de 1982. Publicado pela primeira vez em 1967, o romance é ainda hoje considerado um dos maiores (não só pelo número de páginas) de todos os tempos.

Na Espanha, para comemorar, uma leitura coletiva do livro foi iniciada na manhã de ontem, com tempo previsto de duração de 16 horas.

Na cidade natal de Gabo, Aracataca, na Colômbia, também haverá festejos. Já o escritor, ficará em casa com a família, no México, segundo o jornal El País.

A maior festa, entretanto, é ler o livro e descobrir suas descobertas. Segue trecho:

"As crianças haviam de recordar pelo resto da vida a augusta solenidade com que o pai se sentou na cabeceira da mesa, tremendo de febre, devastado pela prolongada vigília e pela pertinácia da sua imaginação, e revelou a eles a sua descoberta:

- A terra é redonda como uma laranja.

Úrsula perdeu a paciência. 'Se você pretende ficar louco, fique sozinho', gritou. 'Não tente incutir nas crianças as suas idéias de cigano.' "

5.3.07

Tem coisas que só a Internet faz por você

Tempo e espaço. Dede de o surgimento da escrita, as informações podem descolar-se dessas “frivolidades”. Pierre Levy, em seu conceito de universalização, diz que a Internet potencializou ainda mais a desterritorialização e a atemporalidade.

A “academicidade” (ou o “embromation”) de Levy pode tornar tudo muito chato (que o digam os estudantes de comunicação), mas os efeitos do surgimento e do desenvolvimento da Internet, dos quais ele trata, são muito mais interessantes.

Um exemplo: um tango de Carlos Gardel e do brasileiro Alfredo Le Pera , gravado em 1935 na nossa vizinha Argentina era para mim totalmente desconhecido, até que fez parte de um filme espanhol feito em 2006.

E permaneceria desconhecido mesmo depois de tê-lo ouvido se não tivesse buscado uma cena de “Volver” no Youtube. A partir daí descobri a origem da música, também chamada “Volver”, e a grande “cantaora” e “cantante” espanhola, Estrella Morente, que fez a versão flamenca utilizada na trilha do filme.

Não deixa de ser curioso o percurso dessa informação. Espanha, Estados Unidos, Argentina, Brasil. Tradições e culturas específicas “viajando” atemporalmente. E eu nem saí do lugar (exceto para ir ao cinema).

Ouça aqui a canção interpretada por Gardel e assista, abaixo, ao vídeo com a versão flamenca, de Estrella Morente:


2.3.07

Leve o Lula pra casa por R$1.000,00

O artista plástico Raul Mourão, ao realizar uma exposição, acabou criando um potencial produto de consumo, para quem puder pagar.

Trata-se do Luladepelúcia. Depois de expor seu trabalho (que contava com vários "lulas", cada um com uma expressão facial diferente) numa galeria no final do ano passado, Mourão recebeu cerca de quarenta pedidos de pessoas que queriam comprar o boneco do presidente. Por R$ 1.000,00 quem quiser pode ter o desejo realizado.

Até Fernando Henrique Cardoso não perdeu tempo e adquiriu o seu.

"Deixo o meu guardado. De vez em quando vou lá dar uma olhada para ver se ele fez alguma trapalhada, mas é só um boneco. Nesse ponto eles se parecem. O boneco também não viu nem sabe de nada. No caso do boneco é verdade", disse o ex-presidente à Veja Rio.

A intenção do artista, a princípio, era materializar a "messianização" de Lula, como quando todos querem tocá-lo em suas aparições públicas. Depois da crise política do Governo surgiu a idéia da exposição. "As CPIs, a audiência da TV Senado e da TV Câmara, a ressurreição do Roberto Jefferson e episódios dantescos como o dos dólares na cueca deram uma nova dimensão ao trabalho", diz, ainda segundo a Veja carioca.

Mas Mourão não é o primeiro artista a "faturar" com bonecos de Lula. Durante a campanha eleitoral, que deu o segundo mandato ao presidente, Rudi Sgarbi fez o "Lula Vodu", que vinha com três alfinetes e saía por apenas por apenas R$9,50.

(Imagem: Ego, onde você pode conferir outras "personalidades" que viraram bonecos)

1.3.07

Parem as máquinas: Greve na "Isto é"

"A revista IstoÉ, terceira maior semanal de informação do Brasil, pode não circular na próxima semana. Em assembléia realizada ontem (28), jornalistas e funcionários administrativos da Editora Três - que publica a revista - aprovaram o estado de greve, devido a atraso nos pagamentos".

A informação é do site da CUT.

"Jornalista deve fazer greve ou cobrir greve?". A pergunta, feita no tempo das primeiras "sublevações" nas redações capixabas não deixa de ser curiosa. Imagine se, naquele tempo (no tempo da vovó) todos os jornalistas paralisassem suas atividades. Quem iria noticiar a manifestação dos próprios?

Na década de 80, houve uma grande greve no jornal A Tribuna. Nas páginas de seu maior concorrente, A Gazeta, nem uma nota. Então os próprios jornalistas fizeram uma publicação, "A Tribuna Livre", para explicar o por quê da greve e etc, convertendo-se em, além de jornalistas em atividade, jornaleiros.

Não tinha blog naquela época.
FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com