30.4.07

PEC “se vira nos trinta” quer reduzir idade para concorrer a cargos eletivos

Projeto para redução da idade mínima para se candidatar a cargos como presidente e vice-presidente da República e Senador já está tramitando na Câmara. A informação é do Congresso em Foco. A Proposta de Emenda Constitucional 20/07 reduz de 35 para 30 anos a idade mínima exigida e é de autoria da deputada Manuela D’ávila (PCdoB-RS), que tem 25 anos.

De acordo com o Congresso em Foco a deputada adianta que ao fim do seu mandato não terá 30 anos para, caso o projeto seja aprovado, disputar o Senado. Manuela diz que a idéia surgiu da análise da situação em outros países.

Na Argentina e nos EUA, os candidatos à presidência e ao Senado precisam ter 30 anos. Na Franca, são necessários 35 anos para postular uma vaga de senador e 23 para tentar ser presidente.No Brasil, para outros cargos – vereador, prefeito, deputado estadual e federal e governador – a idade varia entre 18 e 30 anos. (Veja aqui).

A PEC “se vira nos 30” está sendo comparada à proposta de redução da maioridade penal, recentemente aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ). A própria deputada faz referência à medida em um texto publicado no Vermelho.org:

A maior parte da população (80%) defende a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Mesmo que, apenas 10% dos delitos no Brasil, sejam cometidos por crianças e adolescentes, média inferior aos 11,6% da média mundial. A maior parte defende a redução desconhecendo que 70% desses crimes são contra o patrimônio e, desde 1950, a média de 8% de crimes contra a vida praticados por menores de 18 se mantém intacta, contrariando o argumento que a juventude mudou.

A opinião sobre a PEC é inversa: a juventude não pode concorrer aos cargos eletivos, ou seja, não tem a capacidade e experiência para tanto.

Para que seja aprovada a proposta da deputada tem que ser considerada constitucional pela CCJ, passar pelo crivo da Câmara, obtendo o apoio de 308 dos 513 deputados e só depois ser encaminhada ao Senado.

Marcadores: ,

29.4.07

"Negro incomoda quando sai do seu lugar"


O professor Carlos Antonio Costa Ribeiro, do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, o Iuperj, jogou nova luz sobre uma velha encrenca nacional. Os negros não chegam ao andar de cima porque são negros ou porque são pobres?

Num artigo intitulado "Classe, raça e mobilidade social no Brasil", publicado no último número da revista "Dados", ele sustenta que os negros de Pindorama carregam dois fardos. Até o patamar dos 12 anos de escolaridade, prevalecem as desigualdades de classe. Daí para cima, pesa a barreira da cor: "A desigualdade de oportunidades está presente no topo da hierarquia de classe, mas não na base desta hierarquia. (...) A discriminação racial ocorre principalmente quando posições sociais valorizadas estão em jogo".

O texto é de Elio Gaspari na Folha de S. Paulo hoje (29). O estudo a que ele se refere pode ser conferido no site do Iuperj.

( Imagem: marco negro )


Marcadores: , ,

25.4.07

Jornalismo on line e Punk Rock


Uma disciplina do Curso de Jornalismo da Ufes, vai "Pocar" muito. "Regionalismo" na rede mundial, o Punk Rock capixaba vai ganhar mais um espaço. Reproduzo a baixo postagem que fiz para o Ponto de Análises, blog do qual sou colaboradora:

A disciplina Laboratório de Jornalismo On line da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) está a ser inaugurada. Alunos do último ano do curso de Jornalismo já começaram a elaborar as atividades programadas pelo professor Dr. Fábio Malini. O projeto é desenvolver um tipo de especial sobre o Punk Rock no estado do Espírito Santo.

Um blog, ainda em estágio embrionário, está no ar. É o viberock, que vai armazenar toda a produção dos estudantes. Posteriormente o conteúdo será organizado e inserido em um site, que também será elaborado pelos alunos.

Textos, vídeos, podcasts e fotos serão as ferramentas utilizadas. O exercício do hipertexto é o caminho.
Em tempo: No próximo domingo, dia 29, vai rolar o "Punk ES: 20 anos em Ação" em comemoração aos 20 anos do Punk Rock no estado. O marco do movimento foi a realização do Fest Ufes, em 1987, um festival de bandas Punk no campus da universidade que reuniu mais de 10 mil pessoas.
Serviço: Show "Punk ES: 20 anos em Ação" com as bandas Ferida Exposta, Zoopatia, R.H.C., Desespero (BH), Peste Negra, Ordinária Hits (SP), Los Bigodudos e Atentado ao Pudor. Domingo, 29/04, a partir das 14h, no Espaço Rock Bar, Avenida Cariacica, 86, Vila Capixaba, Cariacica. Ingresso: R$ 5.

Marcadores: , , ,

24.4.07

Conectando o ensino

Governo Federal diz que todas as escolas públicas terão Internet banda larga até 2010; Pesquisadores afirmam que computadores não ajudam no desempenho dos alunos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou na última sexta-feira (20) que até o final de 2007 todas as escolas técnicas terão Internet banda larga e que todas as escolas públicas também vão dispor da ferramenta até 2010, “Porque é por meio do conhecimento que a gente pode permitir que as diferenças sociais desapareçam”, disse o presidente, segundo a Agência do Rádio.

No entanto, recentes estudos, da USP e do Centro de Pesquisas Européias, (leia aqui matéria da Folha de S. Paulo) mostram que a utilização do computador não garante a melhora no aprendizado dos alunos. Escolas, da rede pública e privada, que utilizam a internet não diferem em relação ao rendimento dos alunos em comparação com escolas similares que não possuem computadores e/ou acesso à rede. Efeitos positivos aparecem quando o estudante tem acesso em casa.

A pesquisadora Maresa Sprietsma, do Centro de Pesquisas Econômicas Européias aponta que a utilização do computador até piora a qualidade do ensino de português e matemática, devido ao mal uso do PC, que muitas vezes torna-se um meio de dispersão da atenção dos alunos. Para o pesquisador da USP Naercio Menezes Filho, que desenvolveu o estudo, "talvez esteja faltando em muitas escolas um professor que oriente o aluno a usar o computador, enquanto em casa essa tarefa está sendo feita pelos pais".

O ponto a ser observado, apesar de óbvio, é que não importa a disponibilidade técnica para melhorar a educação, o investimento em pessoal e em capacitação continua sendo fundamental. Mas, mais uma vez com um tanto de obviedade, o mesmo vale para a ausência de equipamentos e excesso de capacitação. Os dois pesquisadores afirmam que embora o computador por si só não melhore o aprendizado, pode ajudar nessa tarefa.

A Internet nas escolas é outra aliada, se bem utilizada. Mas, então vejamos o que será feito desses instrumentos em 2010. Eu, pelo menos, já consigo visualizar uma professora enlouquecida, que se quer sabe como funciona um computador, tentando convencer uma sala com 40 pestes, quero dizer, crianças, a sair do MSN e olhar para o quadro.

Marcadores: , ,

23.4.07

Ética jornalística em debate

O Sindijornalistas - ES realiza nos dias 26 de abril e 05 de maio o I Seminário Capixaba de Ética e Jornalismo. O evento tem como objetivo debater as condições em que o jornalismo é produzido e refletir sobre o tratamento dado a questões como a criminalidade e a corrupção.

As palestras são abertas ao público e vão ocorrer no Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) da Universidade Federal do Espírito Santo. Confira a programação:

Dia 26/04

8h30min – Inscrições e credenciamento
9h – Abertura

– O Código de Ética e a atividade do jornalista - Suzana Tatagiba, presidente do Sindijornalistas-ES
9h30min – Mesa-redonda: A espetacularização da notícia e as relações de poder

– A banalização da violência e a mídia - Márcio Castilho, jornalista e pesquisador do tema violência e comunicação

– Da pauta à produção: a cobertura da violência - Ana Paula Mill, jornalista

– O direito à informação e a relação com as fontes - Carlos Eduardo Ribeiro Lemos, juiz da 5ª Vara de Execuções Penais
Coordenadora: Juçara Brittes, professora doutora do Departamento de Ciência da Informação da Ufes.

Dia 03/05

8h30min – Inscrições e credenciamento
9h – Mesa-redonda: A ética e a rotina profissional dos jornalistas

– Jornalismo, espaço público e sociedade - Fábio Luiz Malini de Lima, pesquisador e professor da Ufes

– A opção editorial e a cobertura jornalística - André Hees, jornalista e editor-executivo do jornal A Gazeta

– Desafios para o novo código de ética dos jornalistas - Suzana Tatagiba, presidente do Sindijornalistas-ES
Coordenadora: Marcilene Forechi, professora do Departamento de Comunicação Social da Ufes

Marcadores: , ,

22.4.07

Dia do Livro

Em 1455, quando Gutemberg inventou a imprensa, os tipos, que permitiriam a reprodução da escrita com mais agilidade e em maior quantidade, talvez não imaginasse o quão longe as palavras impressas poderiam chegar, e que até mesmo poderiam dispensar a impressão.

Mas a utilização do método de Gutemberg ajudou a popularizar as informações em uma escala bem maior do que o século XV propiciava. O livro tornou-se então um objeto comum às cabeceiras das camas. Talvez os criados-mudos tenham sido inventados só para dar suporte aos livros, por isso tinham que ficar em silêncio, como em uma pequena biblioteca.

Já que os criados-mudos não poderão parabenizar os livros em seu aniversário, cá está o Grito Sufocado. 23 de abril é o Dia do Livro e dos Direitos do Autor, a data foi criada em 1996 pela Unesco, no mesmo século que deu uma nova dimensão à escrita à polêmica envolvendo os direitos autorais, com a popularização da Internet, os livros baixados e lidos no PC. No entanto, os companheiros dos criados-mudos ainda estão aí, sobrevivendo aos Zeros e Uns.

Talvez seja só uma questão de ajustar os conceitos aos novos tempos. Certamente que em breve um livro não será apenas um volume transportável, composto por, pelo menos, 49 páginas, sem contar as capas, encadernadas, contendo texto manuscrito ou impresso e/ou imagens e que forma uma publicação unitária (ou foi concebido como tal) ou a parte principal de um trabalho literário, científico ou outro, como diz a Unesco.

Parabéns a todos os escritores, em livros, blogs, ou papéis de pão!
(imagem: Wikipedia; Página da biblia de Gutemberg)

Marcadores: , ,

17.4.07

Google Death



Um mapa da violência na Grande Vitória. É essa a proposta do GVcrime, no ar desde o dia 16 de abril. O site utiliza o Google Maps, programa que exibe mapas virtuais, para identificar locais de ocorrências de homicídios e tentativas de homicídios.

Quando um crime desse tipo é registrado, um balão é exibido. Ao clicar no ícone têm-se informações como a hora, o local exato e o nome da vítima, além de links para notícias sobre o fato na imprensa. O monitoramento teve início em março de 2007. Até hoje (17/04) foram registradas 114 ocorrências.

O site é resultado de um projeto do Instituto Brasileiro de Pesquisa em Subjetividade & Design — Psiconcept, um grupo de pesquisadores vinculado ao Grupo Place2 do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo.

Os dados são obtidos pela imprensa ou diretamente do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), órgão que reúne informações das polícias militar e civil, corpo de bombeiros e guarda municipal na Grande Vitória. Esses dados são inseridos em três atualizações diárias, às 10h da manhã, 16h e 20h .

O GVcrime segue o modelo do Chicago Crime, que também disponibiliza dados sobre a violência urbana por meio do programa do Google. No site americano, há mais modalidades de crimes a serem consultadas, desde os tradicionais homicídios a crimes de transmissão de HIV e atentados a bomba.

Marcadores: ,

12.4.07

Deputados decidem não trabalhar às segundas-feiras, se a moda pega....


Obs: "tradução" do que está escrito na charge: se o chargista fosse deputado, assim seriam as charges de segunda-feira.

Marcadores:

10.4.07

WEB 2.0: A NOVA IDADE DAS TREVAS

As novas tecnologias e ferramentas que possibilitam a produção de conteúdo e informação por "amadores" vão nos levar a uma nova idade das trevas. Pelo menos é isso que diz Andrew Keen, fundador e diretor executivo da AfterTV LLC, uma firma de marketing pós-televisão.

Ele se prepara para lançar um livro, "The cult of Amateur - How Blogs, Wikis, Social Networking, and the Digital World are Assaulting our Economy, Culture and Values", em que expõe sua tese: "estamos oscilando à beira da catástrofe. Blogs, wikis e redes sociais estão mesmo tomando de assalto nossa economia, nossa cultura e nossos valores. A Web 2.0 está nos empurrando de volta à Idade das Trevas".

Keen diz ainda que "se nos mantivermos nesse ritmo, haverá mais de 500 milhões de blogs em 2010, coletivamente corrompendo e confundindo a opinião pública sobre tudo, de política a comércio, de arte a cultura. Os Blogs tornaram-se tão estonteantemente infinitos que já minaram nosso sentido do que é verdadeiro e falso, real e imaginário. Nos dias de hoje, um jovem não consegue fazer a diferença entre notícias com credibilidade, produzidas por jornalistas profissionais, e o que eles lêem no joeshome.blogspot.com".

Curiosamente, é essa mesma rede corruptora de valores que divulga o livro. Então, bem vindo à Idade das Trevas.

Com informações do blog Jornalismo e Internet.

Marcadores:

9.4.07

Educação: um problema de gestão

Um estudo da FGV e da USP sobre o nível salarial dos professores da rede pública levantou, recentemente, uma nova questão sobre a má qualidade do ensino no Brasil. Seriam os professores bem remunerados, faltando apenas que se aprimore a gestão do sistema educacional para que os alunos aprendam mais e melhor?

Uma matéria da Folha on line, “Rede pública paga quase igual à particular” , postada pelo Laércio em um comentário no Grito, e outra, publicada pelo Jornal A Gazeta , “Professor da rede pública ganha até mais do que os da rede privada” (somente para assinantes) tratam do tema.

A pesquisa mostra que, em alguns locais, os salários da rede pública se equiparam aos da particular e às vezes os supera. A Gazeta cita o exemplo de Brasília, em que os professores da rede pública chegam a receber R$ 3,8 mil. Uma realidade bem diferente da do Espírito Santo, em que o salário base de um professor da rede estadual é pouco mais de R$ 400,00.

O que pesa a favor dos professores da rede pública são os benefícios agregados ao piso salarial, por tempo de serviço, por exemplo. Mas, ainda assim, o salário praticado em Brasília passa longe dos contracheques da maioria dos professores capixabas, tanto da rede pública quanto privada.

Resultados. O que realmente conta são os resultados obtidos pelos alunos. As escolas particulares vêm desbancando as públicas no Enem, além dos vestibulares. Mas, por que tanta diferença na qualidade do ensino, se a remuneração é equivalente?

Uma das razões está na matéria de A Gazeta: “Cuspe e giz” são citados em determinada parte do texto. É exatamente isso que é oferecido como suporte para as aulas nas escolas públicas; em algumas delas, nem giz. Até na idílica Brasília há o problema: Um estudo mostrou que há escolas que apresentam 15 alunos por professor (no Plano Piloto), e outras com até 60 alunos, além de problemas estruturais, como falta de materiais como giz e papel.

Outra questão, que a meu ver é determinante, é a participação da família e da comunidade no processo de ensino. Isso ocorre mais nas escolas particulares. O nível de escolaridade da mãe também é um fator decisivo, indica a pesquisa.

No fim das contas, tem-se que o aprimorar a forma como a educação pública (ou seria estatal?) é gerida no Brasil, mas sem esquecer do investimento em pessoal, em formação de professores capacitados e com um mínimo de incentivo e valorização profissional. O nível salarial eqüitativo entre os professores da rede pública e privada (lembrando o piso dos professores da rede estadual no Espírito Santo) só mostra uma coisa: toda a categoria é mal remunerada.

Marcadores:

4.4.07

"Tortura Nunca Mais" é condenado por denunciar violência policial

O Grupo Tortura Nunca Mais (GTNM) do Rio de Janeiro foi condenado a reparar, a título de danos morais, os policiais federais Roberto Jaureguiber Prel Júnior, Luiz Oswaldo Vargas de Aguiar, Luiz Amado Machado e Anísio Pereira dos Santos. A condenação totaliza mais de R$55.000,00 (cinqüenta e cinco mil reais).

O processo contra o GTNM se deu pelo grupo ter publicado em seu site a denúncia feita por Carlos Abel Dutra Garcia, contra os policiais que o prenderam e agrediram na Superintendência da Polícia Federal do Rio de Janeiro.


O Judiciário entendeu que o relato extrapola os fatos e acusa injustamente os policiais federais. Porém, na época, os mesmos fatos foram divulgados na imprensa, motivando a atuação do Ministério Público Federal que processou os policiais envolvidos. Tais fatos constam nos Relatórios sobre Tortura da Anistia Internacional e da Comissão Contra a Tortura da ONU.

Via Mídia Independente.

Imagem: Monumento Tortura Nunca Mais

Meio Ambiente X Crescimento Econômico



Enquete do Jornal A Gazeta convida os leitores a opinar quanto ao que preferem: proteção ao meio ambiente ou crescimento econômico. Cerca de 78% das pessoas que responderam, até agora, escolheram a primeira opção.
FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com