28.7.06

Jornais venezuelanos e as duas faces da mesma moeda

Navegando pelo site Today's Front Pages (que como o próprio nome já diz, mostra a capa diária dos principais jornais do mundo) não podia deixar dar uma passada pela Venezuela. E vejam só.

Na capa do jornal El Universal o destaque é para o contrato militar de 3 milhões assinado entre Rússia e Venezuela. No alto, em letras menores, o jornal acrescenta que os presidentes dos dois países também discutiram temas relacionado ao petróleo e à tecnologia. O outro jornal do país com capa disponível no site, Últimas Noticias, dá um enfoque diferente. Anuncia um acordo de exploração do petróleo da venezuelano pelos russos e a declaração de apoio de Putin à Venezuela na ONU.
O El Universal, assim como todas as redes de televisão e 9 dos 10 principais impressos venezuelanos, faz oposição ao presidente desde sua eleição. Já o Últimas Noticias, simpático ao atual governo, foi o único grande jornal a noticiar o retorno de Chavéz ao poder após a tentativa de golpe militar em 2002.

É o jogo da mídia. Uma moeda tem dois lados. Mostra-se o que for mais conveniente.

* Leia também Venezuela: os laboratórios da mentira, de Maurice Lemoine

2 Gritos:

Blogger geração prozac said...

Muito interessante.

Alguem sabe o nome daquele documentário (que ja passou na TVE se não me engano) falando sobre a cobertura da mídia venezuelana quando Chavéz sofreu uma tentativa de golpe?

Adoraria rever aquele documentário. A manipulação fica muito mais evidente.

18:48  
Blogger Billie Wonder said...

aki no brasil não é mto diferente né (e axo q em nenhum canto do mundo)

07:35  

Postar um comentário

<< Home

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com