10.10.05

O poder e o foder


Esse é o Roberto Jefferson. Chamado por alguns de Bob Jeff. Foi deputado federal durante 22 anos consecutivos num país chamado Brasil. No ano de 2005 ele denunciou um mega-esquema de corrupção envolvendo o Partido dos Trabalhadores e o Governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva, um ex-operário que foi eleito com a maior votação da história do planeta na época.


É isso que vai ficar na história?

...............................


Aldo Rebelo (PCdoB/SP), novo presidente da Câmara dos deputados, assinou a aposentadoria do ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB/RJ): quase 9 mil reais por mês.
Aparentemente não há nada de errado aí. Após tantos anos de contribuição ao sistema previdenciário do Congresso Nacional, Jefferson tem o direito de receber essa quantia.

Analisando mais a fundo podemos constatar a palhaçada do nosso poder legislativo. Bob Jeff era competente. Não para exercer as atribuições que o povo lhe concedia através do mandato, mas para fazer valer seus interesses. Utilizou a máquina pública, roubou, vendeu-se. Hábil, cínico e bom orador denunciou esquemas de corrupção. O mais incrível é que ele mesmo estava envolvido nessas denúncias. Foi cassado.

Vou levantar alguns pontos:
  1. Cria-se um ciclo vicioso. O cara promete um monte de coisas aos eleitores. Os eleitores elegem o cara. O cara não faz merda nenhuma que promete mas utiliza-se da máquina pública e acaba se elegendo de novo. O cara volta pra foder o povo. No mal sentido. Mas parece até que foi no bom. Se o povo pede mais num é porque tá gostando?
  2. Cada vez mais os políticos se tornam profissionais. Vivem de cargos e mandatos. Viram parasitas do sistema público. Que democracia é essa rapaziada? Democracia sem rotatividade num é ditadura não? Esses caras podem se eleger perpetuamente. A deputada federal Denise Frossard (PPS/RJ) disse no Programa do Jô: "Eu não sou uma política. Eu estou política". Perfeito. Está na hora de acabar com o profissionalismo dos homens públicos. Proibir a reeleição (ou permitir apenas uma reeleição, como acontece nos cargos do Executivo) não seria um avanço pra nossa democracia? Evitaria casos como o de Bob Jeff e possibilitaria que mais pessoas participasem do proceso democrático. Quem sabe mais lideranças populares conseguissem se eleger?
  3. Como é possível que um político que cometeu diversas falcatruas e que está sendo investigado possa simplesmente renunciar e voltar na próxima eleição?
  4. Agente sofre, eles gozam!

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com