25.11.05

Racismo no Orkut

O anonimato e a confusão entre leis no sitema mundial de computadores dificulta a punição de racistas.


Internet possibilita que todos que queiram possam falar (ou escrever). Por outro lado, a ação contra criminosos virtuais é muito difícil. No Orkut é possível encontrar comunidades que incitam o racismo. Porém, crimes virtuais são legislativamente mais complexos e exigem maior esforço para encontrar os criminosos.

O Google diz que é proibido qualquer tipo de preconceito no Orkut, mas não consegue ter o controle de tudo que se passa no site. Por estar hospedado nos Estados Unidos, a empresa não pode ser processada. Entretanto, o promotor de Justiça Christiano dos Santos afirma em entrevista ao site Link que se as ofensas forem realizadas no Brasil cabe processo ao racista. "O que é crime no mundo real também é crime no mundo virtual", ressalta ele.

Luiz Fernando Cunha, investigador da Polícia Federal, diz à Agência Repórter Social que nesses casos identificar os criminosos é mais difícil, mas não é impossível.


5 Gritos:

Anonymous Anônimo said...

O tempo nao permitiu minha prometida visita diária, em contrapartida, coloquei em dia os posts. Gostaria de parabeniza-los pelo posts "Os 'valores' de uma sociedade" e ao desabafo tratando do mesmo assunto.

Muito bom...

02:02  
Blogger Billie Wonder said...

rapaz.. a internet é uma porta aberta pra vc divulgar suas idéias: sejam elas bem quistas, ou não.

18:01  
Blogger Billie Wonder said...

ps: meu comentário acima foi meio insosso.

na internet representa-se as "vozes" da sociedade, q as vezes por moralismo ou não (como em casos de crimes como racismo, etc) não podem serem espalhadas pelos meios normais, e encontram nela a possibilidade de disseminação de forma "anônima" e sem problemas futuros.

concordo q isso de alguma forma deveria ser melhor estruturado.

18:03  
Blogger Vitor Taveira said...

o advogado cuja entrevista esta linkada no post fala da possibilidade de usar o CPF na criaçao de paginas, o q impossibilitaria esses anonimatos.

18:07  
Blogger Vitor Taveira said...

cara a questao eh q existem leis.
Nos EUA as leis nao punem o racismo, pois atenta a liberdade de expressao

mas no brasil eh uma pratica proibida, logo, se cometida no territorio brasileiro cabe puniçao

eh um troço complicado. Essa parada de desterritorializaçao e anonimato ainda deve dar mta dor de cabeça pra juizes e advodgados...

ainda bem q faço comunicaçao!

18:10  

Postar um comentário

<< Home

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com