18.11.05

Tava lendo o blog Polimídia e resolvi falar um pouco sobre a eleição de Lula.

Uma vez li um artigo de Ferreira Gullar para a Folha de São Paulo que achei bem interessante. O escritor apontava o ponto crucial para que o "Sapo Barbudo" de outrora chegasse ao poder. Depois de sua terceira derrota eleitoral consecutiva, Lula não queria mais disputar eleições para perder. O PT não tinha nenhum candidato que tivesse prestígio próximo ao de Luis Inácio. Então fez-se o acordo: o PT (já dominado pelo Campo Majoritário de Dirceu) concordaria em lançar Lula candidato à Presidência da República, mas desta vez era pra ganhar.

E o que era preciso para ganhar? "Modernizar" as idéias do partido. Esse modernizar pode ser lido como abrir mão de quase tudo que foi construído em tantos anos do PT. O segundo mandato de FHC deixou a população insatisfeita, principalmente com a área social. Logo, seria uma ótima chance pra a esquerda brasileira.

Mas ainda teria alguns problemas. Isso não bastaria para a eleição. Era preciso primeiro o apoio dos empresários e com o dinheiros deles a elaboração de uma bela campanha de marketing e, por conseguinte, convencimento do povo para que votasse no candidato. Isso sem falar no famigerado mercado, cuja confiança era fundamental. A aliança com o PL, que antes seria abominada, foi usada para mostrar como o partido tinha mudado. O candidato a vice-presidente, José Alencar foi destacado como "um exemplo de empresário".

Durante a campanha foi reafirmado o compromisso com o pagamento da dívida externa, manutenção do superávit primário e controle da inflação. Mesmo asim, o mercado ainda tremeu e o risco-Brasil bateu recordes. Ainda foram prometidos 10 milhões de empregos. Alguém acreditou???

Enfim, o que quero dizer é que a decepção do governo Lula não me surpreendeu muito. Eles disseram claramente que caminho seguiriam (Heloísa Helena e cia. também sabiam, mas esperaram a ascenção ao poder pra reclamar).
Nem os escândalos de mensalão surpreenderam. A direção do PT mostrou-se disposta a fazer qualquer coisa pelo poder. E de jogar o jogo "deles" para isso. Entrar de cabeça na política brasileira, o que inclui caixa-dois, acordos com inimigos, fisiologismo, etc.

Pela primera vez um partido de esquerda chegou ao poder. Mas com uma plataforma meio direitista. Foi nesse Lula que eu votei. Não me orgulho nem me arrependo. Se pudesse voltar no tempo, faria o mesmo.
Ano que vem não sei. Sinceramente, eu não acredito na direita brasileira. Queria que se fizesse uma coalizão forte entre os partidos de esquerda, mas acho improvável. Provavelmente, vou "lular" de novo...

1 Gritos:

Blogger leticia goncalves said...

Isso, o fracasso, tb naum me surpreendeu...a corrupção generalizada sim...Mensalão...quem pensaria em algo tão inventivo?...só Bob J msm...
No mais é mudar p permanecer no msm lugar...é o q temos feito até agora...
Qto ao ano q vem,então, acho q qquer q seja o resultado, não vai nos levar muito longe...
Mas é claro, td q é ruim pode piorar...Imagina se Garotinho ganha? rs

E essa foi minha mensagem d otimismo do dia...rs

02:32  

Postar um comentário

<< Home

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com