15.12.05

O germe da destruição do capitalismo

Estaria Karl Marx correto?

"Como sabemos, Marx acreditava que o capitalismo contém em si o germe de sua própria destruição. Assim, há uma combinação de desperdício (pela produção excessiva de bens) e de escassez (dada pela inacessibilidade da produção pelos trabalhadores).
Apesar de destoar da história verdadeira onde as economias de escala propiciaram acesso cada vez maior da população ao mercado consumidor, havia uma lógica nesta teoria. “Lógica”, bem assinalado, mas que não levava em consideração todas as variáveis passíveis de observação.
Para Marx, o capitalista quer que apenas os seus trabalhadores sejam mal pagos; com relação aos demais, quanto maior forem seus salários mais lucros lhe darão pela compra de seus produtos. Como todos capitalistas tenderiam a pensar igual, uma vez que são agentes econômicos racionais, a tendência é que o sistema imploda.
A isto chamou de Taxa Declinante de Lucros. Uma equação, dotada de lógica intrínseca, mas de pressupostos não somente falhos, mas sumamente falsos."

-> mesmo sendo uma lógica meio "incompleta" (como o próprio texto diz), muitas pessoas ainda acreditam nisso.

PS: texto retirado do site Mídia sem Máscara.

4 Gritos:

Blogger Billie Wonder said...

eu axo q nessa "visão do futuro", marx não acertou.

para mim, o capitalismo é mutante, de tal forma que irá sempre sobreviver, se adaptando à ocasião.

18:34  
Anonymous Anônimo said...

Na verdade existe todo um trabalho sistematico que dá pra escrever um livro só para explicar como ele define o "fim" do capistalismo. Sinceramente? Pode ser que passe por varias mutaçoes, como ja passou, mas acredito que chegará uma hora que nao vai dar... o que pode vir depois de um capitalismo financeiro da vida? tem um carinha mto bom e mto atual, um neomarxista, que trabalha mto bem isso, esqueci o nome... o que o cara fala faz mto sentido. depois te passo =b

02:25  
Blogger Vitor Taveira said...

o capitalismo eh uma panela de pressao, a concentraçao de renda eh contraditoria porque inibe o consumo, q eh a a base do sistema.

o capitalismo, pelo menos no discurso, tende a se 'humanizar' (veja o caso da responsabilidade social), até como forma de camuflar sua culpa pela desigualdade social.

mas na pratica o q ocorre eh uma concentraçao cada vaz maior, com grandes holdings e conglomerados. Axo q vai chegar uma hora em q isso tudo vai ser incompativel com a miseria cada vez maior.

Concordo com Marx que as proprias contradiçoes do sistema o destruirá e nao c Fukuyama, q chegou a decretar o 'fim da historia'. A historia nao para, embora apague os caminhos alternativos q nao vingaram e nos deixe a impressao d q "segue-se" o caminho natural na humanidade.

11:54  
Anonymous Anônimo said...

o capitalismo pode chegar ao fim basta os trabalhadores quererem isso

04:54  

Postar um comentário

<< Home

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com