7.12.05

De Bonner para Hommer

Em artigo para a revista Carta Capital, o professor da ECA/USP Laurindo Leal Filho conta como foi a visita de um grupo de professores à Rede Globo:

"Perplexidade no ar. Um grupo de professores da USP está reunido em torno da mesa onde o apresentador de tevê William Bonner realiza a reunião de pauta matutina do Jornal Nacional, na quarta-feira, 23 de novembro.

Alguns custam a acreditar no que vêem e ouvem. A escolha dos principais assuntos a serem transmitidos para milhões de pessoas em todo o Brasil, dali a algumas horas, é feita superficialmente, quase sem discussão."

Ao longo do texto, o professor diz que Bonner compara o telespectador médio do JN a Hommer, personagem da série de TV Os Simpsons.
O apresentador não gostou. Em nota divulgada à imprensa, ele afirma que jamais teve informação de que alguém "guardasse imagem tão preconceituosa, tão negativa do personagem do desenho."

Bonner esclareceu que apelidou o telespectador de Hommer sem pejoratividade, que se referia a "pais de família, trabalhadores, protetores, conservadores, sem curso superior, que assistem à TV depois da jornada de trabalho. No fim do dia, cansados, querem se informar sobre os fatos mais relevantes do dia de maneira clara e objetiva."

Tá bom. Pode até ser. Mas quanto a acusação de superficialidade e falta de discussão na decisão do que será abordado pelo JORNAL MAIS ASSISTIDO DO BRASIL, Bonninho nem comentou...

Quem cala consente. A forma como o editor escolhe os temas é revoltante, dada a responsabilidade que este carrega, já que muitos cidadãos tem o JN como única fonte de informação!!! Não deixe de ler o artigo completo!

5 Gritos:

Blogger Billie Wonder said...

isso ainda é alguma novidade pra vocês?

19:07  
Anonymous Anônimo said...

Muito fácil colocar a culpa da mediocridade e muitas vezes das inverdades das informações transmitidas na ignorância do povo brasileiro....
O certo nao deveria ser cair o nível pela falta de conhecimento do povo, mas ensiná-lo a pensar!!

Muito legal seu blog, vitim...
bjux
Loreine

19:53  
Blogger Vitor Taveira said...

na verdade o q mais me espantou nao foi o bonner chamar o telespectador d hommer

pra mim o mais incrivel foi a forma como as pautas sao decididas, visto q trata-se mtas vezes da unica fonte d informaçao d milhoes d brasileiros todo dia...

19:57  
Blogger Ezequiel Vieira said...

em uma palestra no auditorio da Gazeta, foi falado q o contrato q o jornalismo tem com a sociedade nao é o de educar ou dar prioridade à contextualizacao das noticias mas de passar a informacao, é o papel de ser o tal do "espelho da realidade" (muitas aspas nisso, por favor)

nao me espanta essas peŕolas que teriam saído da boca de Bonner, talvez para ele seja natural pensar as materias como algo simplesmente industrial e nisso nao importa muito o carater qualitativo do q é noticiado. Foi muito interessante o curta metragem q a palestrante mostrou na gazeta sobre como as noticias sao literalmente fabricadas. E nesse processo fabril a reflexao costuma passar muito longe. O tic-tac do relogio nao permite pensar em missao civilizatorio.

enfim...., penso q nao é uma questao para se lamentar. Acho q isso é apenas uma constacao de um fato muito comum e que cabe a nós - sem salvadorismo, por favor - dar nossa contribuicao para que esse pouco caso se atenue

21:05  
Blogger Zé Casagrande said...

Será q o Bonner assisti os Simpsons...coitadinho...tão incompreendido!!!

09:17  

Postar um comentário

<< Home

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com