15.6.06

Feira da Terra - Parte dois

A IV Feira da Terra chegou ao fim na semana passada. Durante cinco dias entidades ligadas ao meio ambiente trocaram experiências e apresentaram seu trabalho à comunidade vilavelhense. A prefeitura de Vila Velha, no estande da Secretaria de Meio Ambiente, também participava do evento, além de responder pela organização da Feira.


No Parque da Prainha, em Vila Velha, o local em que aportou Vasco Fernandes Coutinho quando do início da colonização do Estado do Espírito Santo, e em meio a exposições sobre o que se pode fazer em prol do meio ambiente, um tema um tanto vasto, questões mais tangíveis correm o risco de ficar a ver navios.

O Secretário de Meio Ambiente de Vila Velha, Hugo Cavaca, em entrevista ao Grito Sufocado, destaca um pouco das ações do município para tratar dessas questões.


GS: Aqui na Feira da Terra, temos várias exposições que tratam do meio ambiente, muitas delas remetem ao Desenvolvimento Sustentável das Cidades, essa é uma tecla, aliás, que tem sido tocada em vários eventos como esse. Mas o que a Prefeitura de Vila Velha tem feito de concreto em prol desse tão falado Desenvolvimento Sustentável?

HC:Primeiro eu gostaria de destacar que eu não gosto desse termo, porque o que é desenvolvimento sustentável? O desenvolvimento de uma cidade tem que manter o ambiente saudável, isso quer dizer, priorizando as questões ambientais. Sustentar uma cidade somente pelo seu desenvolvimento econômico não é desenvolvimento sustentável.

Mas nós temos planos, nós elaboramos a nossa Agenda 21, que projeta o município daqui a dez anos, e estamos elaborando nosso plano diretor municipal que estabelece normas para a ocupação do solo, de acordo com o Estatuto das Cidades, e ele deve estar pronto até outubro. Essas são formas de se pensar na “sustentabilidade” do município, na verdade a gente tem que definir espaços territorialmente protegidos. Isso é primordial para preservar os recursos naturais existentes.

GS: A educação ambiental é outro mote desse evento, numa conversa anterior o sr. destacou que era o principal objetivo da Feira da Terra. O que, além de eventos como esse, tem sido feito pela prefeitura de Vila Velha?

HC: Temos o Projeto Escola da Terra, que foi o que originou a Feira da Terra. O Escola da Terra é um trabalho em que o professor é o agente da educação ambiental, incutimos esse tema nas disciplinas das escolas municipais. Ganhamos o prêmio Tião Sá em 2003 por esse projeto. E temos também um projeto que estamos desenvolvendo agora que é o Canal Limpo, um projeto que a gente está tentando trabalhar junto com o Plano de Macrodrenagem que está sendo executado em Vila Velha.

O Secretário falou ainda sobre a criação da nova Área de Proteção Ambiental do Município e dos problemas envolvendo os canais poluídos a céu aberto, os populares “valões” que tanto incomodam os moradores de Vila Velha. Leia o resto da entrevista aqui.
FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com