23.6.06

Propaganda da Aracruz Celulose gera polêmica

A campanha publicitária lançada pela empresa Aracruz Celulose está dando o que falar. Sob o slogan "Fazendo um bonito papel no mundo inteiro", Pelé, Daiane dos Santos, Seu Jorge, Robert Scheidt, Marcos Pontes, Bernardinho e Popó, personalidades brasileiras que conseguiram sucesso internacional mostram um pouco de suas habilidades com a bola. Clima de Copa do Mundo. O comercial está sendo exibido em intervalos dos jogos da competição.

A primeira medida de contrária foi uma decisão inédita de um juíza gaúcha de proibir as propagandas apenas positiva do plantio de eucalipto, pinus e acácias. A ação civil pública determina que o governo do Rio Grande do Sul suspendesse todas as peças publicitárias relacionadas com o tema num prazo de 48h após a intimação. Além disso, o governo gaúcho deve viabilizar a realização de contra-propaganda.

Os indígenas, quilombolas e pequenos agricultores, grande prejudicados pelo plantio de eucalipto em larga escala e pelas atitudes adotadas pela empresa enviaram uma nota de repúdio aos participantes da propaganda, à agência criadora da peça publicitária (W/Brasil) e ao ministro da Cultura Gilberto Gil, que cedeu os direitos de sua música "Balé de Berlim" para ser a trilha sonora da campanha. Isso não foi nada bem visto dentro do Partido Verde, ao qual Gil é filiado. O deputado federal Edson Duarte (PV-BA) publicou uma nota destinada ao ministro.

E a campanha anti-eucalipto não pára por aí. Recentemente, a Via Campesina lançou uma cartilha intitulada "O Latifúndio dos Eucaliptos" alertando sobre os males do plantio dessa monocultura. Para baixar a cartilha clique aqui

O Jornal Brasil de Fato também fez uma série especial de reportagens sobre o deserto verde que ocupa parte de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Rio Grande do Sul.
FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com