20.12.05

O povo no poder?

O líder cocaleiro Evo Morales, do Movimento ao Solcialismo (MAS), foi eleito o novo presidente da Bolívia. É a primeira vez que um descendende indígena chega a esse posto num país em que a grande maioria da população é composta por índios.

Como já disse em um post há dois meses atrás, acho que essa sucessão de governos de esquerda na América Latina representa o descrédito da população em relação às promessas eternas dos governos de elite de que melhorias sociais viriam automaticamente seguindo à risca a ortodoxia econômica recomendada por órgão internacionais como o FMI e o Banco Mundial. Por muito tempo foram obedecidos os "mandamentos" do Consenso de Washington mas não se viu nenhuma diminuição do caos social latino-americano, muito pelo contrário.

A hipocrisia elitista parecer não comover mais a população, que tem procurado líderes com os quais se identifiquem. Esses governantes eleitos estão buscando fazer reformas e criar modelos alternativos de desenvolvimento. Mais radicais ou menos radicais, de Lula a Chavéz, o fato é que o povo ainda não quer o poder, mas quer se ver representado nele.

..............................................

4 Gritos:

Blogger Billie Wonder said...

o peru teve seu 1o presidente indígena, e nem por isso teve um bom governo.. pelo contrário. os próprios indígenas não aguentam mais o toledo..

(isso foi só pra se mostrar q essa coisa bonitinha de "pela primera vez um governo de tal jeito" não diz nada.. assim como o tal "1o governo de um metalúrgico sem 1 dedo")

mas concordo q é o povo tentando uma mudança! resta saber se o presidente irá fazer as mudanças q o povo pede, ou se ELE irá mudar-se (como lula e toledo)

=]

13:37  
Blogger Vitor Taveira said...

eh verdade
agora eh momento de euforia, mas a partir d 22 d jan, qndo assume, evo morales e seu governo terao q mostrar serviço...

mas as possibilidades d construir um outro modelo de desenvolvimento q possa contemplar melhorias sociais eh mais viavel se forem trabalhadas alianças entre esses governos. Eh o q vem buscando tanto Lula qnto chavez, kirshner e outros governos latino-americanos

Vamo ve se vai dar certo...

15:50  
Anonymous Anônimo said...

mais um governo de esquerda contra o imperialismo americano.
vamus torcer para um bom governo e uma união maior.
ate pq brasil e bolivia sao parceiros no ramo de gás.

16:56  
Blogger shimaa shaker said...

شركة مكافحة البق بالبكيرية 
شركة مكافحة الصراصير بالبكيرية 
شركة مكافحة حشرات بالبكيرية 
شركة مكافحة الفئران بالبكيرية 
شركة رش مبيدات بالبكيرية 

19:00  

Postar um comentário

<< Home

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com