18.12.05

Televisão digital

Hélio Costa, ministro das Comunicações, trata a transição da televisão brasileira para o modelo digital como extremamente urgente e considera o grupo de grandes emissoras de TV como o principal ramo a ser ouvido. Desconsidera as inúmeras mudançasque essa nova tecnologia possibilita.

Não, a televisão digital não possibilita apenas uma melhor imagem para os aparelhos. Vai muuuuuuito além disso. O espaço hoje ocupado por uma emissora pode permitir a trasmissão de quatro, dependendo do modelo escolhido. Isso sem falar que podemos gerar mais dependência externa ou possibilitar o desenvolvimento de ciência e tecnologia nacionais. E muitas outras mudanças.

Mas poucos sabem disso, até porque a grande mídia faz um debate leviano, quando o faz. As poucas pessoas presentes no debate realizado na Ufes na semana passada é sinal de como até a comunidade acadêmica está alheia às discussões de tema tão importante.

Gustavo Gindre destacou várias questões importantes sobre o TV digital. Clique aqui pra saber o que ele disse nesse dia.
........................................
Saiba mais:
  • Cartilha sobre TV digital, elaborada pelo coletivo Intervozes (pdf). EXCELENTE!
FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com