7.4.06

As cotas e a educação

O trio elétrico era bem menor que os das micaretas que a maioria daqueles estudantes costuma freqüentar. E não havia nenhum artista baiano e nem as bobagens de duplo sentido do axé music. Naquele dia eram os pré-vestibulandos de cursinhos privados que estavam sobre o caminhão de som que chegara tardiamente para rivalizar com o trio dos manifestantes pró-cotas (já há duas horas na universidade). Mas as palavras de uma jovem me torturaram mais do que qualquer “mujéjé” ou “lêlêlê”:

- Não estamos aqui pra discutir educação, e sim pra discutir cotas!

A estudante de escola particular certamente não fazia idéia do tamanho da asneira que acabara de pronunciar. Como debater cotas sem falar em educação???

A fala da adolescente serve pra ilustrar um pouco do grau de alienação e hipocrisia (pra não falar em racismo) de parte -não eram todos- dos estudantes que se manifestaram contra a proposta de cotas na Ufes nesse dia 5 de abril.

Falavam em igualdade dentro de uma universidade em que cursos como medicina e direito são formados quase que exclusivamente por alunos brancos de classe média. E discursavam sobre a necessidade de se investir no ensino de base sem nunca terem movido uma palha pra melhorar o ensino público. Só agem quando o status quo é ameaçado, só lutam pelo público quando ameaça seus interesses privados.

Me lembrei do professor Morelatto, adorado por estudantes dos cursinhos da Grande Vitória. Quando diz em suas aulas seu bordão: “Hipócritas!” talvez se refira a boa parte de seus próprios alunos...
---------------------------

10 Gritos:

Anonymous Anônimo said...

concordo q as cotas sejam pra pessoas de baixa renda. apenas eles.nada de negros e indios.


vitor taveira, vc é um hipocrita

23:37  
Blogger Billie Wonder said...

to com matheus.. sem racismo gente!
eu não sou racista e justamente por isso digo q tem q abolir essa palhaçada de se ver as coisas por raças..

movimento negro é o caralho.. se houver algum movimento branco, esse vai ser repelido por tds os meios, assim como um movimento nipônico.. um movimento racista de qualquer meio não deve ser permitido..

eu tenho pena de algum pobre coitado branco q for pobre.. não pode se filiar a movimento negro nenhum.. é mais excluído q um pobre comum, coitado..

13:57  
Anonymous Anônimo said...

O problema talvez seja muito maior do que somente educaçao e cotas, talvez seja maior do que a aludida JUsitça Social que eles tanto gritaram. Mas é bom que você tenha pelo menos espírito de luta e atenção ao que se passa no seu derredor

19:55  
Blogger Vitor Taveira said...

"racismo sm. Doutrina que sustenta a superioridade de certas raças"

as cotas nao sao uma atitude racista. Pelo contrario, sao anti-racistas. Para incluir os negros socialmente

acontece q vivemos um racismo velado. Enquanto o negro continuar marginalizado todo mundo finge q ta tudo bem. Quando ele começa a ameaçar tomar o lugar q sempre foi dos brancos a coisa muda de figura. Alguns manifestantes das escolas particulares mostraram-se explicitamente RACISTAS!

muitos argumentam que os negros de colegios privados tomarão as vagas dedicadas aos afro-descendentes. Mas então cadê esses negros??? Eu conto nos dedos o numero de negros q foram da minha sala desde o ensino fundamental em escolas particulares...

09:46  
Blogger Vitor Taveira said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

09:46  
Blogger Vitor Taveira said...

o movimento negro nao é racista, ele luta pela igualdade. Assim como o movimento feminista

da África pra senzala, da senzala pra favela, da favela pra construçao civil ou pra cadeia
Salvas as excessoes, essa é a trajetória 'gloriosa' dos negros no Brasil!

Alguns fingem nao ver. Outros alegam q nao devem pagar pelo erro dos antepassados. Desse modo, fora os avanços tecnologicos, o Brasil continua o mesmo de séculos atrás.

10:00  
Blogger leticia goncalves said...

É mesmo muito interessante ouvir os argumentos dos que são contra o sistema de cotas baseado em critérios raciais, como diziam alguns cartazes nas manifestações (dos contra-cotas)em tom humorístico:"cotas para pagodeiros!" "cotas para forrozeiros!""cotas para carecas!"

A tese desses argumentos é que o tratamento desigual aos desiguais só acarreta mais desigualdade e que é uma medida excludente, já que não abarca os outros segmentos também marginalizados na sociedade.E ainda pretere os brancos, que não são marginalizados por critérios raciais,mas sobre os quais(alguns) pesam as diferenças sociais.

Pois bem, se for constatado, que a história cometeu um grande equívoco e que durante toda a formação sócio-política do Brasil esses segmentos que reclamam de serem preteridos pelo sistema sofreram a mesma opressão racial e social que os negros, se vasculharem as senzalas e ficar provado que também passaram uns trezentos anos como escravos, que durante séculos houve uma política explícita de marginalização destes segmentos, que os reflexos dessa política estão presentes até hoje, como o é com os negros...

Bem, então "cotas para pessoas que foram criadas por seus avós paternos!", mas enquanto os livros de história não forem atualizados, não vejo motivos para esta piedade repentina e descabida para com os pagodeiros e forrozeiros...

As cotas vão preterir os brancos e preferir os negros? Sim. É esta a idèia. "Coitadinhos dos brancos pobres"? É, mas se eles são pobres estão na escola pública, então estão nas cotas...

Pq ninguém diz averdade? "Coitados dos estudantes do Darwin, pagam muito caro para se arriscar a não entrar na Ufes por causa dos negros". Ou então:

"Não é minha culpa se eu sou branca e tenho uma boa situação financeira, pq eu deveria ser prejudicado(a)pelos negros e pobres, se eu nem tenho culpa da situação deles também? Eu pago meus impostos!Tenho pena deles e, se pudesse, faria até alguma coisa pra ajudar, mas já que não dá, vamos deixar tudo como está, pra mim tá ótimo..."

18:01  
Blogger Fabio Malini said...

Nossa,

Os primeiros comentário me cheiram a nazismo puro! Cruz credo!

Se não há movimento branco, é por uma obviedade: é porque não há um luta dos brancos. Que idiotice, né! Aliás, podia falar para o Billy para participar do Ku Klux Kan!

São aulas de sociologia que fazem falta!

PS: Vitor, vc merece ser jornalista, rapaz! Segue sempre o primeiro princípio do jornalismo: ficar do lado dos injustos!

22:13  
Blogger Fabio Malini said...

Nossa,

Os primeiros comentário me cheiram a nazismo puro! Cruz credo!

Se não há movimento branco, é por uma obviedade: é porque não há um luta dos brancos. Que idiotice, né! Aliás, podia falar para o Billy para participar do Ku Klux Kan!

São aulas de sociologia que fazem falta!

PS: Vitor, vc merece ser jornalista, rapaz! Segue sempre o primeiro princípio do jornalismo: ficar do lado dos injustos!

22:13  
Blogger Billie Wonder said...

OIAUEhaIOUEHoiu
aulas de sociologia eu tive até demais.. 2o curso de graduação que eu faço que tem essas matérias =]
e talvez o curso de sociologia em si esse ano.. hehe

e não sou nazista não, mas não sou partidário de definições de raças e nem nacionalismo (não está em discussão, mas "negar" essas 2 coisas hoje em dia, é pedir sua sentença de estupidez e morte.. talvez eu esteja pedindo a minha)

axo a definição de raça uma coisa imbecil, e tão só justamente por isso axo ridícula a questão de cotas para raças..

nós somos tds humanos, e se alguns grupos sociais (prefiro assim definir, do q falar "os negros", "os brancos", etc) tiveram problemas em seu passado, esses devem ser consertados sim.. com políticas de inclusão.. mas não políticas de favorecimento (ainda mais racial).. novamente o q eu digo: se há cotas para negros, dêem cotas para bolivianos tb (esses são explorados como ilegais em larga escala no brasil), dêem cotas para os chineses q sofrem preconceito, dêem cotas para tds q não tem dinheiro.. sem essa de dar para 1 e não para tds..

o critério social é mto mais justo, dando cotas para quem não tem condições, abrangendo tdas as raças.. e como a letícia disse: "ah, mas se for branco e pobre, já está na escola pública, não precisa da cota pra negro".. sim, faz sentido.. mas não é certo.. não é pq as coisas fazem sentido q devem ser aceitas..

o branco pobre tá caindo meio de: "ah.. vc não tem sua cota, mas encaixa aki".. ele merece tanto qnto um negro pobre ter a SUA cota, e não encaixar em uma.. mais uma vez reforço: daí não cabe na minha opinião as cotas raciais!

e apenas pra terminar: axo q nunca poderia entrar pra ku klux klan, sergio.. eles num aceitariam um descendente de judeu.. hehe

heil lula! =]

07:19  

Postar um comentário

<< Home

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com