26.5.06

Brincadeira de criança paralisa Vitória

Garoto de 11 anos de Jardim da Penha foi o autor do bilhete que gerou pânico e boatos em Vitória. C.M.J. quis fazer uma brincadeira e mandou o bilhete por fax para algumas loja do centro da cidade. O medo crescente da violência após os ataques do PCC em São Paulo e os ônibus queimados nas duas noites anteriores contribuiram para que a pegadinha tomasse proporções inesperadas e o pânico se espalhasse.
Uma brincadeira de criança. Dá pra acreditar? Se você está acreditando, esqueça. Sou eu que estou inventando essa estória. De boatos, já bastaram os de ontem. Mas bem que pode ter sido assim mesmo. O bilhete, diferente dos que os incediários entregavam aos motoristas depois de atacar um ônibus, foi digitado em computador e não continha constantes erros de português. Para paralizar uma cidade então, basta redigir um bilhete e mandar pra umas 5 lojas por fax(por e-mail não vale. Boatos de internet não tem tanto crédito). O resto deixa por conta do meio de comunicação mais democrático de todos: o boato.
A população da Grande Vitória demonstrou ontem o seu maior medo. Acreditamos em estórias que o medo nos dá medo de duvidar. Por via das dúvidas, é melhor ir pra casa. Assim foi com o dono desse blog, que encontrei ontem a noite no Congresso das Cidades, ansioso pra voltar logo pra casa. Acreditamos que ônibus foram incendiados num horário em que rodavam todos com quase 100 pessoas a bordo. Hoje, não acredito que aquele bilhete seja verdadeiro. Acredito mais na tese da brincadeira. O que não me faz duvidar que algo do gênero aconteça.

7 Gritos:

Blogger Ezequiel Vieira said...

saio da ufes com o burburinho q de o exercito tinha ocupado o centro de vitoria. Qdo o onibus passa por lá, tava com cara de domingo à noite

ninguém pra contar história, nem mesmo um guardinha...

16:24  
Blogger Billie Wonder said...

eu sei q não é mérito só de vitória.. mas vix comprovou a maior qualidade de seu povo ontem: ser "boateiro"!!

eu axo q além da qualidade mto grande q o capixaba tem de espalhar boatos, contou tb o fato de as pessoas ficarem amedrontadas com uma facilidade INCRÍVEL (aí eu até entendo alguns argumentos), e tb boto fé q um pouco foi tb vontade de ir pra ksa e colocar vitória no cenário nacional.. melhor q ficar no trabalho né? (capixaba tem mania de axar q vix é grande.. se sp e rio tem violência, vamos ter tb pra aparecer na tv! +- isso q mtos "pensaram" e se amarraram qndo souberam da notícia)

17:43  
Blogger Victor Gentilli said...

Gostei, Davi.

Mas lamento informar. Boato não é tão democrático assim: afinal, nunca vi um boato procurar o outro lado para dar sua versão.
Portanto, não dá pra chamar boato de democrático.

19:08  
Blogger Vitor Taveira said...

bahhh
nem sou dooooooono do blog...
num tinha a menor ideia do q tava acontecendo, la no congresso só se ouvia fofocas
no dito pelo nao dito prefiri voltar logo diante dos rumores de q os onibus parariam de passar as 20h
se bem q la era o lugar da cidade mais protegido de possiveis ataques

obs: "estórias", vc ainda usa isso???

23:02  
Blogger Vitor Taveira said...

ah
gostei muito do texto!
massaroca mané! sororó! arrebentou a boca do balão

23:04  
Blogger leticia goncalves said...

Vitor,meu repórter do Congresso, vc fugiu mesmo!...rs

Brincadeira, Vitor não foi o único, nosso entrevsitado e muitas outras pessoas "deram o ninja" na quinta feira...

E hoje foi o dia dos "eu não disse que não era nada?" ...rs

Mas é assim mesmo, por estrelismo, querendo aparecer na TV de qualquer jeito, como Abreu lembrou, ou por paranóia...

"perna pra que te quero!" ...rs

"David", legal o texto...no primeiro parágrafo vc quase me convenceu...eu ia até dizer que o garoto de onze anos era superdotado...

23:36  
Blogger Davi Gentilli said...

Tá vendo, Lê, como a gente confia demais...
Perceber isso, pra mim, foi muito interessante. Enxerguei muito o lado mais humano da comunicação, seja ela mediada ou direta.

00:31  

Postar um comentário

<< Home

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com