18.5.06

O Crime Compensa*

*Texto de Clovis Rossi, publicado em A Tribuna em 17/05/2006

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse, certa vez, que não fizera a reforma tributária, tida como prioridade na campanha, porque era “difícil”. Sai FHC, entra Lula e, mais simplificador, diz, em junho de 2004: “o Governo tenta fazer o simples, porque o difícil é difícil”.

Deve haver considerações do gênero em governos anteriores. E, dificuldade em dificuldade, chegou-se a São Paulo dos últimos dias. Sim, porque atacar de fato o problema da segurança pública é difícil. Fácil é dizer: “bota o exército nas ruas”, ou “a culpa é do Alckimin”, ou “a culpa é do Lula”.

O problema é infinitamente mais complicado. Envolve pelo menos dois aspectos centrais:

1) O poder público brasileiro, em todos os níveis, faliu. Pior: a noção de bem público tornou-se risível. O mundo político que deveria cuidar dele, cuida apenas de sua própria sobrevivência, com uma ou outra exceção. O mensalão e os sanguessugas são apenas as mais recentes demonstrações da falência. Pior ainda: a sociedade não reage.
[...]

2) O crime compensa. Compensa porque as leis são caudalosas e confusas, porque sua aplicação é lenta, porque a apuração de crimes é virtualmente inexistente (só 4% deles são efetivamente solucionados pela polícia), porque ainda que haja punição, não há lugar nas cadeias, etc.

Compensa também porque a renda e o emprego oferecidos pela criminalidade superam, para uma parte importante da população, o que propõe a economia, digamos, normal, se é normal uma economia que perde a competição com o crime.

Resultado: o governo fica fazendo o “simples”, e o problema torna-se cada vez mais grave, até que a barbárie se instale. Bem-vindo a ela.

2 Gritos:

Blogger Billie Wonder said...

"O mensalão e os sanguessugas são apenas as mais recentes demonstrações da falência. Pior ainda: a sociedade não reage."

a sociedade não reage por um motivo simples e talvez mais terrível, pq ela em si é falida!
já fazem tempos q digo q nossa sociedade é falida.. somos apenas parte dessa massa moribunda =]

e antes q venham falar q sou descrente ou pessimista, ou qlquer otra coisa.. posso até ser, mas antes de td sou realista e analista dos fatos (não dos fatos q aparecem nos jornais da semana, como mtos fazem.. mas sim ver como a história vai "formando" este país já há tempos)..

abraços!

00:01  
Blogger Vitor Taveira said...

pera lá!
eu não sou falido naaaão...

12:44  

Postar um comentário

<< Home

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com