25.6.06

Henfil do Brasil!!!

Que tal um mergulho no tempo da ditadura? Não, não estou propondo abrirmos mãos das liberdades democráticas e regressarmos à época da censura dos direitos civis. Apenas viajar um pouquinho no tempo e celebrarmos a obra de um brasileiro genial: o cartunista Henfil (nome artístico de Henrique Filho)

A exposição Henfil do Brasil estreou em Vitória dai 5 de junho e fica até 5 de agosto no Espaço Cultural Bandes, localizado na sede do banco: Av. Princesa Isabel nº 54 -Centro de Vitória. Aberto de segunda à sexta de 9 às 18h.

Pra quem tem mais de 30 anos deve ser dispensável falar sobre a Henfil mas para quem como eu não viveu os tempos obscuros do governo militar é preciso apresentá-lo. O cartunista, que é irmão do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, foi um dos símbolos da luta contra a ditadura através de suas publicações que traziam um enorme teor crítico embalado com seus leves traços e seu humor que conseguia ser estranhamente agressivo e sutil ao mesmo tempo. Impossível conter as gargalhadas ao visitar a exposição. Lá estão presentes diversas charges do autor que foram publicadas em grandes jornais brasileiros, sendo que muitas são as originais do humorista. Um universo de risadas e uma bela aula de história.

Grande analista da situação político-social do país, Henfil não brincava em serviço. Certa vez afirmou: "Procuro dar meu recado através do humor. Humor pelo humor é sofisticação, é frescura. E nessa eu não tou: meu negócio é pé na cara. E levo o humorismo a sério". Os personagens clássicos do cartunista certamente fizeram rir uma geração de brasileiros e deu nos nervos de muitos milicos.

Hemofílico como seu irmão, Henfil adiquiriu o vírus da AIDS em transfusão de sangue e faleceu em 1988 às vésperas da abertura democrática do Brasil. Henrique Filho não está mais entre nós porém sua obra continua preservada e, agora, acessível aos capixabas.

Nas palavras do próprio cartunista:
"Se não houver frutos, valeu a beleza das flores; Se não houver flores, valeu a sombra das folhas. Mas mesmo se não houver folhas, valeu a intenção da semente"
Fica a certeza de que sua luta não foi em vão.


Mais informações pelo telefone 3331-4444

4 Gritos:

Anonymous Anônimo said...

Posso tá enganada...
Axu que meu prof de arte comentou comigo sobre uma exposição...soh naum me lembro se era essa
;//////


:******
bjuuuuuuxssssssss pru c
:)

14:17  
Blogger Vitor Taveira said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

15:00  
Anonymous Anônimo said...

Putz...
agora descobri qm era o cara da música "o bêbado e o equilibrista" ...
" q sonha com a volta do irmão do Henfil"
hahahahaha
era o Betinho..
show de bola seu Blog ae vitim

16:55  
Blogger Billie Wonder said...

não sabia desse parentesco dele com o betinho
henfil poka! =D

ps: proponho um mergulho na ditadura, mas pelo motivo não alegado por ti
UOAEHuiHAEIUuoiAE =]

22:05  

Postar um comentário

<< Home

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com