7.7.06

BAR RUIM É LINDO, BICHO!

De Antonio Prata

Eu sou meio intelectual, meio de esquerda, por isso freqüento bares meio ruins.
Não sei se você sabe, mas nós, meio intelectuais, meio de esquerda, nos julgamos a vanguarda do proletariado, há mais de 150 anos. (Deve ter alguma coisa de errado com uma vanguarda de mais de 150 anos, mas tudo bem).

No bar ruim que ando freqüentando nas últimas semanas o proletariado é o Betão, garçom, que cumprimento com um tapinha nas costas acreditando resolver aí 500 anos de história. Nós, meio intelectuais, meio de esquerda,adoramos ficar "amigos" do garçom, com quem falamos sobre futebol enquanto nossos amigos não chegam para falarmos de literatura.

"Ô Betão, traz mais uma pra gente", eu digo, com os cotovelos apoiados na mesa bamba de lata, e me sinto parte do Brasil.


Continua...

35 Gritos:

Blogger Billie Wonder said...

belo texto!

é a onda cult q assola vitória (a diferença é q aki os meio intelectuais não são politizados)

21:17  
Anonymous Fabys said...

¬¬

:*

21:20  
Anonymous Fabys said...

Ps: Eu li ta ok!

:D

21:21  
Anonymous Rodrigo Rubens said...

"Aquele q sai do trabalho, entra no botequim , pede uma cerva gelada, e agita na mesa logo uma batucada... e apesar dos pesares ainda se orgulha de ser brasileiro"
Como já dizia o velho Gonzaguinha.

Maldita seleção...aposto que se tivesse na final, o máximo que Vitim ia ser era meio bêbado..

Sacanagem doio, irado o texto

21:25  
Blogger Laééércio! said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

23:44  
Blogger Laééércio! said...

Qual será o perfil do intelectual de esquerda "versão integral e sem colesterol"?

Pelo menos o meio intelectual meio de esquerda é um bom vivant inofensivo...

Já o outro...

23:45  
Blogger Alex Nakaoka said...

Rapá, muito bom o seu post muleki...
è a mais pura verdade... Nós da pequena burguesia, que fingimos ou aspiramos ser intelectuais, ou como diz um amigo gordo que eu tenho, "intelectualóides", adoramos chegar num botequim ou no ônibus que frequentamos à um certo tempo e cumprimentar o trocador ou garçom, com quem, dia sim dia não, trocamos meia dúzia de palavras supérfluas e fingimos uma amizade hipócrita. Comversamos com eles assuntos banais, enquanto esperamos nosso ponto ou como você disse, enquanto esperamos nossos amigos intelectualóides, com os quais conversamos sobre problemas sociais, de uma classe que muitas vezes conhecemos apenas por livros, já que de fato, não pertencemos à ela.
Axo que vou fazer um post sobre isso... E viva o socialismo pequeno burgues, regado a bebidas caras e a ideologias muitas vezes insuficientes para realizar a revolução social necessária...

19:37  
Blogger Laééércio! said...

Aforismo: Todo Socialismo é pequeno-burguês.

20:04  
Blogger Alex Nakaoka said...

Agora, descordando mais uma vez e sempre com meu brother Laércio, penso que o meio-intectual meio de esquerda não seja tão inofensivo assim, na medida em que busca conscientizar-se cada vez mais e com isso torna-se um intelectual completo. Ninguém nasce intelectual, tão pouco com sua definição ideológica completa. Isso é adquirido de acordo com suas experiências, oportunidades e interesses ao longo de sua vã existência. É totalmente possível que um meio intelctual, meio revolucionário meio de esquerda (como o Vitor, uhauhauha) possa atingir grau de maturidade suficiente para romper com a vida boa (o que é difícil mas não utópico) e tornar-se um perigo para a sociedade capitalista, neo-liberal, reacionária, hipócrita (como todos somos) e exploradora em que vivemos. aff, é isso...

20:35  
Blogger Laééércio! said...

É quase isso, Alex... quase...

23:16  
Blogger Alex Nakaoka said...

Hehe...
Adoro discussões produtivas como estas...
Não considero todo socialismo pequeno burguês, mas sim o socialismo pensado e realizado pela classe média, pelos intelectuais ou que se julgam dignos dessa classificação... Aqueles que, como a gente, tem acesso ao ensino superior e à informações que nos permitem discutir as disparidades socio-políticas e econômicas e ao mesmo tempo usufruir das vantagens da nossa classe. Mas sem querer me apoiar no senso comum, acredito no poder de mudança da sociedade, a partir do momento em que suas classes inferiores também passam a ter acesso as mesmas informações e oportunidades. Penso ser simplista demais acreditar nas ideologias e "verdades" impostas a tanto tempo pela cultura hegemônica. Ao ponto de muitos acreditarem que esta sociedade sempre foi dessa forma e sempre será. Transformações e evoluções sempre acontecem. Foi assim do Feudalismo pro Capitalismo. Naquela época, com certeza a sociedade média também achava que nada poderia mudar ou ser feito. até que um sistema de produção e de sociedade suplementa o outro. Quando um sistema é implantado, ao mesmo tempo ele fornece armas e soldados para derrubá-lo. Acredito, sem querer ser utópico, mas embasado na história, que o sistema capitalista sucumbirá mais cedo ou mais tarde, e ele já dá sinais disto.
Por enquanto é só...

15:30  
Blogger Laééércio! said...

Sim. O socialismo é fruto de uma classe média européia, supostamente, insatisfeita com o tal status quo.

E vocês partem de presuposto equivocado: toda a revolução "popular" sucederá mais eqüitativa o sistema deposto.

É falso e muito perigoso esse pensamento.

18:22  
Blogger Alex Nakaoka said...

Bom, quanto ao perigoso eu concordo... Perigoso pras classes dominantes...
Quanto a falsidade e o equívoco discordo em genero, numero e grau... Primeiro por se tratar de ideologia... Não existe o que é falso e o que é verdadeiro... Depende de uma série de coisas... A verdade pra um é mentira pra outro. Não seja positivista...
Segundo porque uma revolução popular, embora corra o risco de não atender à todos, será de fato mais igualitária, ou usando a "verborragia" neo-liberal, "equitativa" (só não achei a trema no teclado).

19:14  
Blogger Laééércio! said...

"Não existe o falso e o verdadeiro".

Isso é falso!

"uma revolução popular, embora corra o risco de não atender à todos, será de fato mais igualitária"

Mentira! Não creia nisso... a revolução, se houver, não será imaculada e estritamente popular como faz pensar os intelectuais de esquerda...

O socialismo é impositivo, totalitário e segregacionista.

Sabe o nazismo? Sua estrututa é o estado absoluto de primazia intolerante e megalomaníaca. Exatamente as caracteríscas da ditadura do proletariado. Ou comunismo, como queira.

20:10  
Blogger Alex Nakaoka said...

Discordo, discordo e discordo...

"Isso é falso"... E você é positivista, não acredite que sua ideologia, de fato dominante, seja melhor ou verdadeira, afinal, cada um tem seu ponto de vista e infelizmente respeito o seu...

"O socialismo é impositivo, totalitário e segregacionista"...
Primeiro que nunca existiu de fato o socialismo, tão pouco o comunismo... Não sei como pode afirma estas coisas com tanta convicção e certeza, sem pensar num certo preconceito da sua parte.

Aliás, se pensarmos bem, o sistema capitalista ou liberal, se preferir, passa bem longe da igualdade e da democracia, que só acontece para (sem querer abusar do termo que já virou jargão da esquerda) a burguesia.

Em relação à ditadura do proletariado, que defendo com ressalvas, seria um processo pelo qual passaria a sociedade capitalista para que posteriormente resultasse no fim do subjulgo e controle do poder político e econômico nas mãos de poucos.

Não seja tão radical, se é que cabe o termo tão usado para esquerdistas, de comparar o nazi-fascismo com o comunismo. Concordo que o "socialismo" que existiu na Rússia era extremamente megalomaníaco e intolerante, como o regime alemão. Mas o comunismo de fato, que nenhum país ainda viveu, passaria longe de qualquer base autoritária.

17:44  
Blogger Alex Nakaoka said...

Como eu sempre digo para ti Laercito:

Rapá, quanto potencial utilizado para o mal...

17:45  
Blogger Laééércio! said...

ahh Alex... cigarros, por favor...

19:19  
Blogger Alex Nakaoka said...

Não sabia que vc fumava...

19:40  
Blogger Laééércio! said...

às vezes tenho vontade de...

19:41  
Blogger Alex Nakaoka said...

Aê, aparece amanhã na Ufes, quero ver você ficar falando merda pessoalmente mané...

kkkkkkkkkkkkk...
Fica puto não...

(Tem que fazer a inscrição pro campeonato meu fii, dá um xego lá amanhã)

20:19  
Blogger Laééércio! said...

amanha não posso... quarta pode ser?

"quero ver você ficar falando merda pessoalmente mané"...

ahh Japa... outro cigarro, por favor... rsrsrs

té mais!

21:04  
Blogger Alex Nakaoka said...

Era pegadinha du malandruuu!!

21:24  
Blogger Laééércio! said...

uhahuahuauha!!!

Eu sei!

21:56  
Blogger Vitor Taveira said...

virou um papo de boteco isso aqui
dois meio-intelectuais, um meio esquerdista e outro meio-direitista proseando com fortes discordancia em uma conversa incrivelmente amigável

Posso me sentar com vocês?

Desce mais uma aí garçom!

00:40  
Blogger Laééércio! said...

o que sugere?

e dispenso a pecha de intelectual... sou uma pessoa como outra qualquer... porém, gosto de ler...

que história é essa de "meio intelectual"

desculpe os maus modos... mas é ridícula essa designação...

q diabos será o intelectual? quando ele é autosuficiente? como determinar o que é um quarto de intelectual, por exemplo?

ahh... pedi minha conta... mas pode sentar-se; o boteco precisa de dinheiro para ser sustentado e cliente nunca é demais...

00:58  
Blogger Laééércio! said...

"proseando com fortes discordancia em uma conversa incrivelmente amigável"

hehe... a saideira... chamam isso amizade, ou, quando menos, cordialidade cívica, democrática, liberal...

talvez seja mesmo insuportável para alguns progressistas...

e não insinuei vc, vitin! rsrs

abraço

01:05  
Blogger Vitor Taveira said...

meio-intelectual é uma referencia ao texto desse post...

01:55  
Blogger Alex Nakaoka said...

uhauhauha, ces me matam de rir...
fecha a conta ainda não... O papo tá começando a ficar engraçado.
Quanto ao Vitor...
Rapá, dois amigos podem e devem discordar em algumas coisas. Embora com o Laércio sejam em muitas...
Mas a discussão é sempre válida. Mesmo se não chegarmos a um acordo.

"proseando com fortes discordancia em uma conversa incrivelmente amigável"

Não precisa forçar a barra...

13:57  
Blogger Alex Nakaoka said...

E Laércio... a amizade não é uma invenção do liberalismo... Pelamor...

14:02  
Blogger Alex Nakaoka said...

Aliás, pede a conta por que este post já deu o que tinha que dar...

14:03  
Blogger Laééércio! said...

"a amizade não é uma invenção do liberalismo... Pelamor"

não disse nem insinuei uma uma besteira como essa... rsrs...

e... já deu este post...

14:06  
Blogger Vitor Taveira said...

ah
só deu tempo de eu tomar um copinho de cerveja
nem vo pagar não

12:26  
Blogger ninest123 said...

polo ralph lauren outlet, oakley sunglasses, air max, nike free, replica watches, tiffany jewelry, replica watches, longchamp outlet, tory burch outlet, louboutin pas cher, ugg boots, kate spade outlet, louis vuitton, gucci outlet, burberry, uggs on sale, longchamp pas cher, longchamp, ray ban sunglasses, christian louboutin outlet, ray ban sunglasses, nike free, ugg boots, jordan shoes, air jordan pas cher, nike air max, louboutin shoes, nike outlet, louboutin outlet, prada outlet, chanel handbags, louboutin, nike air max, ralph lauren pas cher, louis vuitton, sac longchamp, ray ban sunglasses, polo ralph lauren outlet, tiffany and co, nike roshe run, cheap oakley sunglasses, oakley sunglasses, oakley sunglasses, louis vuitton outlet, prada handbags, michael kors, louis vuitton, longchamp outlet, louis vuitton outlet, oakley sunglasses

21:19  
Blogger ninest123 said...

oakley pas cher, abercrombie and fitch, michael kors, converse pas cher, nike blazer, ray ban uk, michael kors outlet, nike air max, hogan, michael kors outlet, north face, burberry, michael kors outlet, vans pas cher, burberry outlet online, lululemon, ralph lauren uk, air force, kate spade handbags, nike free run uk, hollister, hollister pas cher, replica handbags, nike roshe, new balance pas cher, true religion jeans, true religion jeans, coach outlet, timberland, nike air max, coach purses, michael kors, ugg boots, hermes, ray ban pas cher, ugg boots, nike air max, michael kors outlet, tn pas cher, north face, true religion jeans, michael kors, true religion outlet, vanessa bruno, coach outlet, sac guess, mulberry, michael kors outlet, michael kors, lacoste pas cher

21:28  
Blogger ninest123 said...

nfl jerseys, vans shoes, abercrombie and fitch, hollister, beats by dre, jimmy choo shoes, asics running shoes, baseball bats, ralph lauren, reebok shoes, converse outlet, timberland boots, lululemon, instyler, nike air max, hollister, chi flat iron, nike huarache, louboutin, hollister, mcm handbags, new balance, nike roshe, longchamp, iphone cases, giuseppe zanotti, gucci, bottega veneta, babyliss, ferragamo shoes, mac cosmetics, mont blanc, nike air max, converse, herve leger, wedding dresses, oakley, ray ban, vans, nike trainers, celine handbags, soccer shoes, insanity workout, north face outlet, north face outlet, birkin bag, p90x workout, valentino shoes, soccer jerseys, ghd

21:38  

Postar um comentário

<< Home

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com