9.3.07

Pra não dizer que não falei de Bush - ao menos indiretamente

O antiamericanismo é um estado de espírito perigoso, uma ideologia que mistifica os dados de análise e cobre as responsabilidades do capital coletivo. Precisamos afastá-lo de nós.
Antonio Negri, em Cinco Lições sobre o Império, 2003, p.31
O trecho acima é via Polimidia. Reproduzo aqui o comentário que deixei no blog do colega Ezequiel:

Quanto ao pretenso antiamericanismo no Brasil, vejo duas vertentes: uma minoria que formulou bases mais ou menos ideológicas para odiar os EUA - esses que estão na rua protestando, inclusive algumas correntes do PT - e a outra, a grande maioria, que não gosta do Tio Sam simplesmente pq não é um país simpático e está sempre envolvido em guerras, coisa que os brasileiros vivem se gabando q por aqui não tem - tal qual terremotos e tsunamis - o que nos faz crer piamente que Deus é brasileiro.

De forma que o antiamericanismo nos envaidece, nos faz parecer melhor do que somos.
Isso não quer dizer que outra alternativa não seja possível. (meio Fórum Social Mundial isso, né?rs)

Admirar os EUA como o modelo supremo de democracia e liberdade, ao qual eles mesmos se identificam, é da mesma ingenuidade que o ódio incondicional.
Como quase tudo na vida, o que é complicado tem uma simples solução: apenas um olhar crítico, sem demonizar, sem endeusar.

1 Gritos:

Blogger Zé Casagrande said...

Mas Deus num é Brasileiro naum???
hauhauahuauahuha
Lelê...como sempre seus pontos de vista são bastante sensatos...ótimo comentário!!

Chamo atenção somente para o fato que demonizar o Bush não é a mesma coisa que demonizar os EUA. Bush é fascista, ignorante e totalmente maniqueísta. Não temos nenhum motivo para gostar do rapaz. Os Estados Unidos da América são milhões de pessoas que não necessariamente mereciam ser representadas por ele.

Beijos, meu amor!!!

17:56  

Postar um comentário

<< Home

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com