5.3.07

Tem coisas que só a Internet faz por você

Tempo e espaço. Dede de o surgimento da escrita, as informações podem descolar-se dessas “frivolidades”. Pierre Levy, em seu conceito de universalização, diz que a Internet potencializou ainda mais a desterritorialização e a atemporalidade.

A “academicidade” (ou o “embromation”) de Levy pode tornar tudo muito chato (que o digam os estudantes de comunicação), mas os efeitos do surgimento e do desenvolvimento da Internet, dos quais ele trata, são muito mais interessantes.

Um exemplo: um tango de Carlos Gardel e do brasileiro Alfredo Le Pera , gravado em 1935 na nossa vizinha Argentina era para mim totalmente desconhecido, até que fez parte de um filme espanhol feito em 2006.

E permaneceria desconhecido mesmo depois de tê-lo ouvido se não tivesse buscado uma cena de “Volver” no Youtube. A partir daí descobri a origem da música, também chamada “Volver”, e a grande “cantaora” e “cantante” espanhola, Estrella Morente, que fez a versão flamenca utilizada na trilha do filme.

Não deixa de ser curioso o percurso dessa informação. Espanha, Estados Unidos, Argentina, Brasil. Tradições e culturas específicas “viajando” atemporalmente. E eu nem saí do lugar (exceto para ir ao cinema).

Ouça aqui a canção interpretada por Gardel e assista, abaixo, ao vídeo com a versão flamenca, de Estrella Morente:


1 Gritos:

Blogger Unknown said...

Almodóvar na platéia!

Viste?

Muito bom.

00:07  

Postar um comentário

<< Home

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com