6.3.07

Quarenta anos de "Cem Anos de Solidão"

Hoje é o 80º aniversário de Gabriel García Marques. Nesse mais de meio século de vida o escritor colombiano, como qualquer octogenário, tem muitas histórias para contar.

Uma de suas histórias mais interessantes (embora muitas pessoas achem a vida particular das "celebridades das letras" mais importantes que suas obras) também está a assoprar velinhas.

Já são 40 anos de "Cem anos de Solidão", o livro que deu a García Marques o prêmio Nobel de Literatura de 1982. Publicado pela primeira vez em 1967, o romance é ainda hoje considerado um dos maiores (não só pelo número de páginas) de todos os tempos.

Na Espanha, para comemorar, uma leitura coletiva do livro foi iniciada na manhã de ontem, com tempo previsto de duração de 16 horas.

Na cidade natal de Gabo, Aracataca, na Colômbia, também haverá festejos. Já o escritor, ficará em casa com a família, no México, segundo o jornal El País.

A maior festa, entretanto, é ler o livro e descobrir suas descobertas. Segue trecho:

"As crianças haviam de recordar pelo resto da vida a augusta solenidade com que o pai se sentou na cabeceira da mesa, tremendo de febre, devastado pela prolongada vigília e pela pertinácia da sua imaginação, e revelou a eles a sua descoberta:

- A terra é redonda como uma laranja.

Úrsula perdeu a paciência. 'Se você pretende ficar louco, fique sozinho', gritou. 'Não tente incutir nas crianças as suas idéias de cigano.' "
FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com