8.4.06

A solução é alugar o Brasil! (continuação)

Porém, a produtora de celulose não ocupa apenas a cidade que lhe dá nome. São 252 mil hectares de eucalipto plantados entre Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. Ao grito dos índios junta-se o dos quilombolas do norte do ES, que também reivindicam territórios de ocupação histórica que hoje está em posse da empresa.

O eucalipto é uma árvore que necessita de muita água para sobreviver. Muitos ambientalistas alegam que as plantações em larga escala prejudicam o solo e seca rios nas proximidades. De qualquer forma a monocultura por si só já é danosa à terra. Militantes de vários estados reclamam que forma-se um extenso deserto verde ao longo desses locais. Ali, nada cresce, nada dá. Só o imponente eucalipto sobrevive. Muitos agricultores saem de suas terras e vêm para as cidades já escassas de estrutura e oportunidades. Outros querem plantar mas não tem terra. Aí os mesmos que defendem os latifúndios vêm reclamar de marginalidade e violência e dos “criminosos” movimentos sociais... Pois é.

Contudo, o pior ainda está por vir... Esses milhares de hectares plantados servem para quê? Pra abastecer o país? Claro que não. NOVENTA E OITO POR CENTO (98%!!!) são exportadas pra sustentar o consumo dos países desenvolvidos, que obviamente não querem plantar eucaliptos. Então plantamos aqui. Tenho a impressão que estamos alugando o território do Brasil para os gringos.

1 Gritos:

Blogger Billie Wonder said...

oAUHEOiuhAOIUEHou
tem a impressão?

o pior num é nem isso.. não estamos alugando.. já vendemos e num percebemos ainda.. isso sim
hehe

07:22  

Postar um comentário

<< Home

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com