15.10.05

Direito à Comunicação na Sociedade da Informação

Vivemos numa sociedade midiatizada, em que a principal fonte de informação e conhecimento é a imprensa.
Entretanto, cada vez mais, os meios de comunicação concentram-se nas mãos de poucos. A publicidade nos vende a cultura do consumismo e o jornalismo defende seus interesses empresariais em detrimento da informação de qualidade.
As rádios comunitárias, grande instrumento de poder contra-hegemônico, são fortemente reprimidas pela Polícia Federal e pela Anatel. A Internet surge como uma forma de manifestação livre e democrática, porém seu acesso ainda é restrito. O advento da tecnologia digital de rádio e TV também traz um horizonte de perspectivas para que a população possa ter voz. Porém, os poderosos já se articulam para se apossarem da tecnologia e impedir a democratização.
É por essas e outras que entre os dias 17 e 21 de outubro ocorrerá a 3ª Semana Nacional pela Democratização da Comunicação, promovida pela Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (ENECOS).
Aqui no Espírito Santo a "Semana" tem apoio de diversas entidades: CACOS (Centro Acadêmico de Comunicação Social da UFES), Intervozes, Casa da Mulher, CALIFA (Centro Acadêmico de Comunicação da Faesa), CMI (Centro de Mídia Independente), Movimento de Direitos Humanos.
Na segunda feira (dia 17) OCORRERÁ UM ATO NA PRAÇA OITO ,Centro de Vitória, às 15 horas. O objetivo é mostrar à população que a luta pela democratização da comunicação não é apenas de nós comunicadores e sim uma causa importante para toda a sociedade. Haverá panfletagem, rádio móvel, exibição de filmes, mostra de fotografia, stêncil.
Nossa equipe de reportagem (eu) estará lá trazendo informações para você querido leitor!
Compareçam! A comunicação é um direito de todos!!!
............................
Para saber mais sobre o tema acesse:
FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com