4.12.05

Campeonato Brasileiro de Futebol de 2005.


“Bom dia amigos (e não amigos) da Rede Globo!”

Assim começará hoje a transmissão da “final” do Campeonato Brasileiro de 2005, e que boa parte do Brasil estará ligada na TV para assistir, principalmente por toda a polêmica que o tem envolvido.

O campeonato desse ano foi marcado por diversos fatores anormais extra e intra-campo. Citarei apenas alguns apenas para refrescar a memória dos leitores:
o acordo multimilionário do Corínthians com um grupo de investidores internacionais; escândalos na arbitragem; uso da Justiça Comum (caso do Brasiliense no início do certame, quando até perdeu os pontos da partida para o Vasco); decisões atabalhoadas do STJD (leia-se Luis Zveiter); etc.
Mas com certeza de todos esses, a polêmica maior está com relação à anulação dos 11 jogos apitados pelo árbitro Edílson Pereira de Carvalho, pelo STJD, numa tentativa de devolver a credibilidade para a disputa, após as denúncias comprovadas.

Na minha humilde opinião desde o início da polêmica (e de diversas outras pessoas), essa anulação foi TOTALMENTE injusta e incabível, numa atitude grotesca do Presidente do STJD, Luis Zveiter. Ela acarretou em mudanças de resultados de partidas que não se sabe se fora realmente alteradas pelo escândalo da arbitragem, e de fato, foi inconclusiva nas investigações, pois não buscou outros culpados. Permanecendo naquela velha história de culpado único (o que eu particularmente não acredito), pois é mais fácil jogar a culpa em uma pessoa do que desbaratar todo um sistema podre, não é?

Sendo assim, chegamos na “final” da competição de uma maneira bem atípica. O líder Internacional (sim, ele é o líder, pois reconheço o campeonato sem a anulação dos jogos, assim como a Justiça decidiu, pois o campeonato ainda está sub-júdice) está 1 ponto à frente do Corínthians no "BRASILEIRÃO-05", enquanto o Corínthians lidera o "ZVEITÃO-05" por 3 pontos de vantagem.

Caso o Inter prevaleça como o campeão do "Brasileirão", ele será o campeão moral do mesmo, mesmo não o sendo "oficialmente". Assim como ocorreu com o Flamengo em 1987, sendo este o campeão "moral", e o Sport o campeão "oficial". Apenas a torcida do time que é campeão "oficial" costuma aceitá-lo como tal, todas as outras torcidas do país reconhecem o campeão "moral" como o verdadeiro vencedor da disputa.
Essa mesma comparação serve também para ser explicada pelo caso do "vencedor moral" da maratona nas Olimpíadas de Atenas, o atleta brasileiro Vandeley Cordeiro de Lima, que é parabenizado em todo o mundo como o campeão de fato da corrida, mesmo não sendo ele o campeão reconhecido pelo COI.

Resta agora aos brasileiros decidirem qual campeonato que eles assistiram e aceitam.
Se é o campeonato onde os resultados foram feitos dentro de campo jogando bola, ou se é o campeonato onde os resultados foram armados nos bastidores, de formas obscuras.

De qualquer forma, parabéns ao campeão de "dentro das 4 linhas" (seja ele quem for)!

6 Gritos:

Blogger Vitor Taveira said...

eu axo q se o inter ganhar tem q dividir o titulo!
de fato a arbitragem prejudicou, mas a decisao do stjd eh no minimo questionavel
entao considero os 2 campeonatos como validos

13:12  
Blogger Vitor Taveira said...

os dois perderam,axo q temos 2 campeoes
aeihaieauheaiea

18:19  
Blogger Billie Wonder said...

parabéns ao Inter, o campeão brasileiro de FUTEBOL de 2005.

19:43  
Blogger Billie Wonder said...

ps: axei 1, senão o único, correspondente na "grande mídia" que compartilha da mesma idéia q eu (a do inter campeão brasileiro) - o jornalista esportivo Paulo Stein.

23:29  
Anonymous Anônimo said...

foi uma bagunçaa total
coisas estranhas aconteceram msm nesse campeonato.

23:35  
Anonymous Anônimo said...

Preciso lembrar que o Corinthians não foi o único que teve os resultados alterados após a anulação dos 11 jogos de Edilson Pereira de Carvalho. O Corinthians jogou o tempo todo dentro das regras do Campeonato. Infelizmente, a rivalidade ou raiva (pq não?!) faz as pessoas esquecerem que outros times, não só o Corinthians foram auxiliados pela arbitragem inúmeras vezes. Portanto, eu não vejo motivos para tanta reclamação. Sou corinthiano sim, mas sou bem informado o bastante para saber que o que aconteceu ao Corinthians poderia ter acontecido a qualquer outro. Para finalizar:
É TETRAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!

13:13  

Postar um comentário

<< Home

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com