25.12.05

Sobre o estágio atual do capitalismo

Esse post era pra ser um comentário ao post "O germe da destruição do capitalismo" do Vitor, portanto, leia-o antes

O capitalismo se sustenta com duas formas de explorar: exploração sobre o trabalho (mais-valia) e sobre o consumo (consumismo). O problema é que essas duas forma de exploração se dá sobre a mesma classe. A partir daí, tenta equilibrar os dois pesos. Mas não o fazem com tanta segurança. A crise de 29 é o exemplo disso. A capacidade produtiva do homem era muito maior que a capacidade de consumo. A partir de então, instaurou-se o Estado de Bem Estar Social, que deu aos trabalhadores poder de consumo. Hoje, com o mundo globalizado, conseguiu-se uma leve diferenciação do produtor e do consumidor. De uma forma mais geral, os países pobres produzem (leis trabalhistas e ambientais frágeis, salários baixos, etc...) e os países ricos consumem (boa renda, curtas jornadas de trabalho, maior qualidade de vida...). Mas o capitalismo não está seguro. Vide crises econômicas recentes, quando surgiram desequilíbrios insustentáveis desses processos. A mão invisível do mercado ainda procura uma luva para se encaixar.

Quanto à visão de Marx ao futuro do capitalismo, li um texto muito bom recentemente em que o autor identifica o que Marx imaginou como auge do capitalismo (quase uma professia dos dias de hoje). E seria justamente do seu apogeu que viria o seu desmoronamento. Aí vai o link: www.espacoacademico.com.br/042/42cbenjamin.htm
Vale a pena ler

1 Gritos:

Blogger Vitor Taveira said...

po mto foda o texto!
iradaaaaaaaaaaaao
apesar de algumas coisas d marx nao sejam aplicaveis nessa sociedade, pelo menos a curto prazo, parece q a essencia do pensamento marxista continua bem viva.

16:54  

Postar um comentário

<< Home

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com