Cidadão Kane
Hoje finalmente assisti ao filme "Cidadão Kane". O clássico do cinema mundial foi dirigido, produzido e estrelado pelo genial Orson Welles, na época com 25 anos. A produção conta a história de um grande magnata das comunicações, Charles Kane, a partir de sua morte e do mistério acerca da última palavra pronunciada por Kane em vida: "Rosebud". O enigma sobre a palavra conduz a trama e só é descoberto no fim do filme. Um final surpreendente.
A obra foi totalmente inovadora -pra não dizer revolucionária- pela época em que foi produzida (anos 40). Aspectos técnicos comuns do cinema atual como a montagem não-linear, alguns movimentos de câmera como o travelling e a profundidade de campo explorados pioneiramente na obra de Welles. Além disso, foi polêmico por apresentar uma forte crítica ao sistema jornalístico da época- na verdade, o filme foi baseado na história real de uma magnata norte-americano. Se as inovações técnicas são usadas até hoje na arte do cinema, a crítica à mídia também permanece incrivelmente atual.
Como não sou especialista em cinema recomendo a leitura da crítica de Rodrigo Cunha sobre o filme, na qual me baseei para esse pequeno relato. Tanto pra quem já assistiu quanto pra quem ainda vai assistir.
Vitor,
Conserte o link do meu blog: http://www.fabiomalini.wordpress.com
Valeu!