18.4.06

Escolas de cidade americana adotam segregação racial

As escolas da capital do Estado de Nebraska, nos Estados Unidos, irão adotar um novo sistema para a distribuição de seus alunos. Numa decisão polêmica, os legisladores de Omaha autorizaram a divisão das escolas públicas da cidade em três distritos: um branco, outro de maioria negra e outro predominantemente latino.
Na cidade natal de Malcom X, 46% dos estudantes são brancos, 31% negros, 20% hispânicos e 3% asiáticos ou índios nativos.
A medida objetiva a contenção dos conflitos raciais e é defendida inclusive por seguimentos de movimentos negros. O único legislador negro de Omaha, Ernie Chambers, por exemplo, é a favor da medida. Ele alega ainda que a separação racial vai favorecer as minorias, que teriam autonomia para gerir os recursos das escolas e promover uma educação de maior qualidade.

Já outro legislador, Pat Burne, contesta a decisão. “Passaremos à História como um dos primeiros Estados em 20 anos a retroceder quanto ao tema das relações raciais”, lamenta. A segregação racial nas escolas públicas foi banida dos EUA em janeiro de 1954.

2 Gritos:

Blogger Vitor Taveira said...

de um país que acha q george w bush é uma boa opçao para a presidencia da republica pode-se esperar tudo
fazer o q né? a escolha é deles cada um com seus problemas...

15:38  
Blogger Billie Wonder said...

o racismo está cada vez mais forte por culpa das próprias "minorias"

18:43  

Postar um comentário

<< Home

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com