27.4.06

Qual o papel das CPIs?

Me lembro que há alguns anos um deputado perguntou para o jogador Ronaldo em uma CPI (da Copa, da CBF, não me lembro o nome):
-Porque o Brasil perdeu a Copa?
-Porque a França jogou melhor que o Brasil na final- respondeu ele atônito, meio sem saber o qual a finalidade daquilo

As CPIs, que há muito tempo não serviam pra nada, ganharam finalmente uma utilidade: divertir a família brasileira com seus políticos cínicos e teatrais. As reuniões repletas de perguntas cretinas dos parlamentares e respostas evasivas dos depoentes se transformaram em grandes espetáculos televisionados ao vivo para o país nas recentes apurações sobre mensalões e caixa dois. Em artigo para a Folha de São Paulo, Frei Betto elucida qual deveria ser a função dessas comissões:

"As CPIs precisam recorrer à UTI para uma cirurgia reparadora. Agem como delegacia em inquérito policial. Fulanizam denúncias de corrupção, como se meter a mão em dinheiro escuso decorresse apenas de desvios de caráter. Esquecem que a ocasião faz o ladrão, e não questionam as instituições nem a própria legislação do país, pela qual os parlamentares são responsáveis.
(...)
Não se pode reduzir a ética ao comportamento individual, como se fosse ele o único responsável pela corrupção. Há que levar em conta a teia de relações sociais e conexões institucionais configuradoras de realidade. Não basta identificar o corrupto, é preciso ir às causas da corrupção. Este o papel que distingue uma CPI de um inquérito policial.
(...)
Cabem ao Ministério Público e à polícia investigar, apontar e punir os que comprovadamente infringiram a lei. As CPIs deveriam sobremaneira debruçar-se sobre o desempenho do Congresso e apurar as causas da corrupção, da malversação, da quebra do decoro parlamentar. E essas causas muitas vezes deitam raízes na própria legislação que rege as nossas instituições e que mais parece um queijo suíço, tantos os buracos pelos quais se introduz a ação criminosa. E a legislação tem sua origem no Congresso. Legislar é a função precípua dos que são eleitos parlamentares."

O artigo de Frei Betto, devidamente pirateado, pode ser lido na íntegra aqui.

2 Gritos:

Anonymous Anônimo said...

Eu me lembro dessa do ronaldo.
Perguntaram pra ele quem tinha sido encarregado de marcar o Zidane.

resposta dele(algo assim): "não sei, mas seja quem tenha sido não marcou muito bem"

Risos lá, risos aqui.

Birrazo.

00:05  
Blogger Billie Wonder said...

o brasil é uma piada. =]

12:46  

Postar um comentário

<< Home

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com