24.4.06

Ibama realiza palestra sobre Monitoramento da Mata Atlântica

O Plano de Monitoramento e Controle da Mata Atlântica brasileira, lançado em março durante a Conferência das Partes (COP 8) em Curitiba, será apresentado à sociedade capixaba na próxima quinta-feira, dia 27, às 15h no auditório da Superintendência do Ibama no Estado.

O projeto é um sistema de vigilância que contará com os satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e uma rede de agentes ambientais que vão atuar no combate a atividades irregulares como desmatamento e extração mineral sem licenciamento. O litoral brasileiro será monitorado, do Ceará ao Rio Grande do Sul, além dos Estados de Minas Gerais e Mato Grosso.

A Mata Atlântica contém a maior biodiversidade de espécies por hectare entre as florestas tropicais do mundo, muitas ainda desconhecidas pela ciência. Estima-se a presença de 10 mil espécies de flora. Jabuticabas, ingás, guabirobas, bacuparis. Orquídeas, bromélias, samambaias, palmeiras, pau-brasil, jacarandá-da-bahia, ipês, palmito e outros. No Brasil, há apenas 7% remanescentes da Mata original.

O Superintendente Substituto do Ibama no Espírito Santo, o biólogo Jacques Passamani, diz que o Instituto espera contar com a colaboração da sociedade a preservação desses remanescentes. “As atividades de fiscalização são imprescindíveis para coibir as irregularidades, mas a educação ambiental não é menos importante. A conduta das pessoas quanto ao manejo dos recursos naturais pode ser decisiva”.

2 Gritos:

Blogger Luciana Wernersbach said...

que interessante...
há dois anos fiz uma matéria de rádio para o professor Bonela sobre este assunto.
esperamos q realmente seja posto em prática, mesmo q demore...

22:06  
Blogger Luciana Wernersbach said...

que interessante...
há dois anos fiz uma matéria de rádio para o professor Bonela sobre este assunto.
esperamos q realmente seja posto em prática, mesmo q demore...

22:08  

Postar um comentário

<< Home

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com