Exposição de Sebastião Salgado em Vitória
Na última sexta-feira foi inaugurada a exposição Genesis, do famoso fotógrafo Sebastião Salgado. A cidade premiada com a estréia foi Vitória, capital do Espírito Santo. Pesam os fatos de Salgado ser capixaba de coração e da patrocinadora (Arcelor) ser dona da empresa CST, localizada na cidade.
O nome escolhido já aponta o objetivo da exposição: mostrar lugares que ainda não foram deteriorados pela ação nociva do homem. Num dos folders do projeto, o fotógrafo afirma: "Em Genesis, meu objetivo é encontrar e revelar um mundo onde a natureza e animais, incluindo os humanos, ainda vivem em equilíbrio." Para isso, ele viajou a lugares longínquos. Não para aprensentar locais exóticos que atraiam o interesse de turistas, mas para "despertar a consciência sobre a necessidade de proteger e preservar todos os seres vivos e o mundo que eles habitam."
No tradicional preto-e-branco de Salgado, a natureza perde o esplendor de suas cores e ganha um tom melancólico, como se clamasse por socorro. O artista destaca que desse modo "oferece uma nova maneira de perceber a pureza e a graça da natureza".
A exposição não poderia ser realizada em local mais adequado na capital capixaba: o Parque da Pedra da Cebola, em Jardim da Penha. Um pedaço de um verde vibrante dentro de uma cidade que aos poucos vai se tornando mais cinza, um lugar em que famílias se reúnem para encontrar harmonicamente com a natureza. Genesis ficará em Vitória até o dia 26 de maio, aberta de 8 às 21h.
tem aquele negocio q vc falou da cst e coisa e tal
mas, depois da solange couto, parece q virou moda fazer estréias em vitória
para os supersticiosos, a cidade tem um ótimo nome para se começar alguma coisa...
estamos muito bem servidos, não?
Ezequiel