14.5.06

14 de maio


Ontem foi comemorado o Dia da Abolição da Escravatura, em que a Lei Áurea deu liberdade a todos os escravos, indistintamente. Em 13 de maio de 1888, dizem historiadores (eu ouvi um deles ontem no Jornal Nacional falando sobre isso) houve a maior festa jamais vista na Terra Brasilis, a celebração não de uma benesse da Princesa Isabel, ainda que fosse uma abolicionista, mas de uma conquista do movimento pela abolição, que já confabulava uma década antes para que isso fosse possível.

Então negros e abolicionistas festejavam naquele 13 de maio. Imagino como foi o dia seguinte. Os fazendeiros, cafeicultores, queixavam-se de não serem indenizados pela perda da mão-de-obra, e de uma hora para outra integraram outro movimento, eram os Republicanos do 14 de maio.

Mas nesse dia havia também os negros de 14 de maio, também não indenizados, sem ter, literalmente, para onde ir. Alguns deles permaneceram nas fazendas de seus senhores, outros foram descobrir que as fazendas e os senhores os acompanhariam por toda a vida, onde quer que fossem.Ainda hoje, muitos negros do 14 de maio andam por aí.

1 Gritos:

Blogger Vitor Taveira said...

tava pensando em postar algo sobre isso hoje
ainda bem q vc postou antes, pq o meu nao ia ficar bom assim
rsrsrs

o 13 de maio certamente é um dia pra ser lembrado, mas comemorado já é demais. Talvez os brancos abolicionistas tenham comemorado bastante, mas a euforia dos negros certamente durou até eles perceberem que estavam jogados à própria sorte no limbo da sociedade brasileira.

a propósito, ontem eu assisti ao documentario "o prisoneiro da grade de ferro" e a esmagadora maioria dos ex-presidiarios do carandiru era negra. Porque será?

11:27  

Postar um comentário

<< Home

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com