13.5.06

Uma verdade inconveniente

An Inconvenient Truth é um documentário lançado este ano nos Estados Unidos, produzido e narrado por Al Gore, que perdeu as eleições presidenciais daquele país quando George W. Bush conseguiu o seu primeiro mandato. O inconveniente, no entanto, não é Al Gore, embora as questões suscitadas pelo documentário aqueçam as críticas ao Presidente Bush em seu período de maior impopularidade entre os americanos.

Os efeitos e, principalmente, as causas do aquecimento global são o ponto central do documentário, lançado logo após estudos científicos que comprovam que a anomalia climática tem ligação direta com as ações do homem no planeta. Devido à conduta um tanto relapsa quanto às medidas para a preservação do meio ambiente, nada mais inconveniente para o governo americano do que a comprovação do erro.

Embora as questões ambientais não sejam o epicentro de nenhum furacão político, já que a maioria dos americanos não se importa muito com isso (do contrário não reelegeriam Bush), a corrente em prol da adoção de medidas mais efetivas para a contenção do aquecimento global vem crescendo em todo o mundo, até nos Estados Unidos, palco de um outro furacão, o Katrina, o que parece ter despertado uma inesperada consciência ambiental.

1 Gritos:

Blogger Vitor Taveira said...

legal!!!
o video perguinta "a natureza nos traiu ou nós traímos a natureza?"
temos q pensar bem...

15:50  

Postar um comentário

<< Home

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com