17.4.07

Google Death



Um mapa da violência na Grande Vitória. É essa a proposta do GVcrime, no ar desde o dia 16 de abril. O site utiliza o Google Maps, programa que exibe mapas virtuais, para identificar locais de ocorrências de homicídios e tentativas de homicídios.

Quando um crime desse tipo é registrado, um balão é exibido. Ao clicar no ícone têm-se informações como a hora, o local exato e o nome da vítima, além de links para notícias sobre o fato na imprensa. O monitoramento teve início em março de 2007. Até hoje (17/04) foram registradas 114 ocorrências.

O site é resultado de um projeto do Instituto Brasileiro de Pesquisa em Subjetividade & Design — Psiconcept, um grupo de pesquisadores vinculado ao Grupo Place2 do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo.

Os dados são obtidos pela imprensa ou diretamente do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), órgão que reúne informações das polícias militar e civil, corpo de bombeiros e guarda municipal na Grande Vitória. Esses dados são inseridos em três atualizações diárias, às 10h da manhã, 16h e 20h .

O GVcrime segue o modelo do Chicago Crime, que também disponibiliza dados sobre a violência urbana por meio do programa do Google. No site americano, há mais modalidades de crimes a serem consultadas, desde os tradicionais homicídios a crimes de transmissão de HIV e atentados a bomba.

Marcadores: ,

4 Gritos:

Blogger Vitor Taveira said...

Sera q no Chigao Crime teria a opcao: roubo de titulo para texto jornalistico?
rsrsrs

15:27  
Blogger leticia goncalves said...

Ué, vc não é o editor do blog?
Fornecer títulos é o seu papel...rs

22:04  
Blogger Unknown said...

Muito interessante...

22:38  
Anonymous Anônimo said...

li o post de vcs no link do blog do marcos palácio, da ufba.

fico feliz por estarem se globalizando cada vez mais...

abs a todos,

e vê se aparece na aula.

Aliás, e aí Vitor desistiu do lab online.

abs, malini

15:14  

Postar um comentário

<< Home

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com