10.11.05

Eu disse uma vez nesse blog que o niilismo imperava na nossa sociedade. Retiro o que disse.

Pensando melhor, não é o niilismo que faz com que as pessoas sejam tão inertes perante as injustiças sociais. Trata-se de conformismo. São coisas diferentes? Penso que sim.

Os niilistas pensam demais, os conformistas, muito pouco.

Os niilistas negam crenças pois as conhecem mas não acreditam nelas. Eles não vêem sentido na vida humana. Os conformistas não conhecem o que negam e vêem sentido em viver (nem que o sentido seja consumir).
Os niilistas vivem numa imensa angústia. Os Conformistas vivem o esplendor de viver sem preocupações.

Os niilistas são anárquicos, não acreditam no Governo. Os conformistas vêem a política como coisa suja. Daí surgem dois caminhos: se afastar dela ou participar dela para tentar mudá-la. Optam pela primeira opção, mais cômoda.

Os niilistam desprezam a vida e não acreditam na mudança; os conformistas amam viver. Mas amam a vida individualmente, sem se preocupar com os outros. Sabem que existe miséria e exploração mas se recusam a agir de modo a combatê-las. Aceitam a selvageria capitalista como o caminho natural da história. Como se a história não fosse moldada pelo homem.

Muitas vezes, antes de fazer algo eu já me perguntei: "Será que vai adiantar alguma coisa?"
Nunca sei se vai adiantar ou não. Mas sempre me vem uma certeza: Ficar parado não ajuda em nada. Tentar, errar, voltar, lutar, cair, levantar,continuar, acreditar. Só assim podemos transformar algo, tentar o impossível pra conseguir o possível.
.............................
Mais duas coisas que não aparentam mais são muito distintas (reflitam):
-Viver e sobreviver
-Ser e existir

4 Gritos:

Anonymous Anônimo said...

caralho!!
MTO BOM o post!! eu não sabia mto o q é niilismo até vc ter me falado dias atrás e pesquisei.. não sei se me enquadro nessa categoria, mas com certeza há semelhanças minhas com o q isso se descreve..

qnto às 2 otras coisas q vc falou q parecem ser iguais e ser semelhantes, boto mta fé.. são MTO diferentes!!

eu inclusive axo q já fiz um post meio q mesclando lá.. sobre a diferença entre viver e existir.. hehehe =P

00:25  
Blogger Camila Fregona said...

tô orgulhosa de vc, vitim. desculpe se o atalho pro seu blog ainda tá errado.
qto ao vídeo axo q vai ser apresentado amanhã cedo no metrópolis . vou confirmar o horário e depois te falo.

11:21  
Anonymous Anônimo said...

Ei Vitor. Mto bom. Parabéns. Um dia eu chego lá. Já consertamos o seu link, viu? E valeu pela sugestão dos peneus. Escrevi sobre eles. Bjim

17:57  
Blogger Vitor Taveira said...

axo q o uso da palavra 'recusa' foi realmente infeliz

valeu pelo coment, contribuiu muito para o debate!!!

19:52  

Postar um comentário

<< Home

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com