25.8.06

"Não Somos Racistas"

O Jornalista Ali Kamel defende em seu livro “Não somos racistas – Uma reação aos que querem nos transformar numa nação bicolor” a tese de que, como sugere o título, não há racismo no Brasil. Para Kamel a profusão de variantes tons de pele, resultado da miscigenação racial, nas palavras do autor, “cafuso, mulato, mameluco, caboclo, escurinho, marrom-bombom”, impede que sejamos racistas. Não pode haver opressão racial quando somos “orgulhosos de nossa miscigenação, do nosso gradiente tão variado de cores”.

O diretor de telejornalismo da Rede Globo diz que “levou um susto” quando da implementação das cotas nas universidades, porque isso reduzia o país a uma dualidade racial inverossímil. “Pior: uma nação em que os brancos oprimem os negros”, o que Kamel sustenta que não acontece. “Aquele país não era o meu”.

Esse e outros trechos do livro você pode conferir no endereço: http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2006/08/24/285398931.asp.

11 Gritos:

Blogger Vitor Taveira said...

perfeitamente!
assim como não há racismo, também não há concentração nos meios de comunicação no Brasil, não é Sr. Kamel?

19:05  
Blogger Vitor Taveira said...

Roberto Da Matta já escreveu muito sobre o mito da democracia racial
o texto dele costumar ser gostoso de ler.
Fica a minha dica...
e não vale acusá-lo de marxismo!

13:17  
Blogger leticia goncalves said...

"Vivemos próximos da harmonia entre "raças" "

Talvez nesse país em que vc e o Ali Kamel vivem seja assim, mas eu nasci numa terra diferente. Há sim no Brasil uma distinção entre preconceito racial e preconceito social, esse último é um agravante do primeiro.

O que não nos coloca no país das maravilhas, muito ao contrário.

O racismo no Brasil é diferente dos outros países sim, o que não quer dizer que não exista. Classifico o racismo no Brasil de "alternativo"; ele varia.

Quando um branco(ou alguém q assim se julgue) diz "preto safado", "só podia ser preto", atravessa a rua quando vê um negro por pensar tratar-se de um bandido, etc e tal esse racismo fica bem evidente.

Quando fala-se em cotas, não existe "preto safado", somos todos irmãos e vivemos em harmonia num paraíso multietnicoracial chamado Brasil.

É td questão de optar pelas alternativas.

13:40  
Blogger Alex Nakaóka said...

Eta rasgação de seda...

20:50  
Blogger Alex Nakaóka said...

Acessem: www.jornalanalogico.blogspot.com

20:52  
Blogger Alex Nakaóka said...

Acessem: www.jornalanalogico.blogspot.com

20:52  
Blogger Alex Nakaóka said...

Acessem: www.jornalanalogico.blogspot.com

20:53  
Blogger Billie Wonder said...

essa discussão tá demasiado grande.. então nem vou entrar nela com os 2 pés..

vo ficar por aqui mesmo e dizer q daria uma procuração pro laércio me representar nela, pelo que li nos comentários acima.. são as opiniões mais próximas do meu pensamento.. hehe

20:58  
Blogger Billie Wonder said...

eu num to aki discutindo a democracia representativa alex.. a questão é só q é fds e eu não to com o mínimo saco de ficar discutindo.. como isso aki é só um blog e julgo (pelo menos pra mim) como um meio de informação, discussão e entretenimento, eu abdico de participar de vez em qndo.. nem sempre to com tempo/paciência pra entrar nas discussões mais acaloradas como agora.. daí vejo alguém q tem postura feito a minha, e digo q tá +- na minha linha de pensamento.. =]

15:25  
Blogger Sergio Denicoli said...

Acho que o preconceito existe pela diferença e isso, aqui na Europa, é um câncer. Não acredito que os negros brasileiros ou descendentes de japoneses etc etc se sintam menos brasileiros do que os brancos (que também não são os nativos), como acontece aqui no velho continente, onde filhos de africanos, de europeus do leste, de chineses, entre outros, não se identificam com a cultura dos países onde nasceram "por acaso" porque seus pais um dia imigraram e são mesmo discriminados fortemente pelos "nativos", tendo até mesmo suas casas incendiadas. Somos fruto de uma mistura étnica que nos faz um país de miscigenação. É obvio que existem pessoas preconceituosas mas não é essa a característica do Brasil, graças a Deus. Aproveito para dizer que meus antepassados eram angolanos, árabes, índios e italianos e adoro isso. Abç

16:30  
Blogger Unknown said...

claro que o Brasil nao é racista racista é o EUA a Africa entre outros
No Brasil o que existe é inveja mas nao racismo
Ficou claro agora?

20:33  

Postar um comentário

<< Home

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com