23.9.06

Contexto pré-eleitoral do Espírito Santo

Texto baseado na fala de André Pereira, professor do departamento de História da Ufes e comentarista da rádio CBN, na Semana de Ciências Sociais da Ufes.
A história política recente do Espírito Santo apresenta um quadro em que destacam-se: a incapacidade dos governos estaduais em gerir políticas públicas eficazes e um sistema partidário que não consegue agregar e representar os diferentes interesses da sociedade. O legislativo apresenta-se quase sempre na posição de subserviência ou de chantagem em relação ao executivo.
Embora tenha demorado a agir em relação aos problemas da segurança pública, o governo Paulo Hartung promoveu acertos fiscais, destaque para o pagamento dos salários atrasados do funcionarismo público através da antecipação dos royaltes de petróleo feito em acordo com o governo federal. Desse modo, PH melhorou a "governança", mas o sistema partidário continua ruim.
Pereira explica que não é racional que os governadores tentem estruturar o sistema partidário, pois assim criariam um grupo de organizado de "chantagistas", como ocorre no Congresso Nacional.
FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com