30.5.07

A ocupação da USP no You tube

A ocupação da reitoria da USP, que começou no dia 03 de maio, abre campo (um trocadilho mal sucedido com campus) para várias discussões. Autonomia universitária, o miolo da crise, mais investimentos em educação, contratação de mais professores e até mesmo a famigerada Reforma Universitária já entraram na dança nas reivindicações do heterogêneo grupo que permanece na Instituição, como destaca o G1 e a Folha de S. Paulo.

Outra questão, que pode ser considerada tanto à margem como no cerne da questão é a reprodução da manifestação na mídia. Análises quanto à postura da grande imprensa na cobertura devem estar às turras por aí. Eis que a cobertura pelos próprios ocupantes também tem seu espaço.


Durante o seminário “A Constituição do Comum”, realizado em Vitória/ES na semana passada, falou-se na Internet como terreno para dar vazão a esse tipo de cobertura: jornalismo cidadão, participativo, colaborativo, ou denominações afins. Os exemplos de fatos em que esses “jornalistas-cidadãos” atuaram até a pouco estavam restritos a campos (mais uma vez o trocadilho infeliz) fora do país. O ataque na Virginia Tech, o atentado ao metrô de Londres, ao metrô de Madrid, a mobilização dos estudantes chilenos e etc.

Agora, com a ocupação da USP temos um exemplo Tupiniquim. Vídeos no You Tube e blogs se somam num esforço de passar a mensagem das pessoas que vivenciam o fato. Sem lide, sem “imparcialidade”, sem remuneração.

Fim do jornalismo como o conhecemos? Questionamento quase dialético. O G1, em um especial com a cronologia da ocupação mostra como os meios tradicionais podem não só sobreviver como se apropriar dessas novas formas de expressão. Ganham os leitores/ telespectadores (o público do You Tube pode ser chamado de telespectador?) que têm a sua disposição uma gama de informações ainda maior.



Marcadores: , ,

3 Gritos:

Anonymous Nego Zé said...

O que aconteceu com o grito? Parou por quê? Por que parou?!

Abraço meus caros!

23:41  
Blogger Fabrício said...

Ocupação?

Desocupados...

rsrsrsrs

16:39  
Blogger mmo hao said...

Hat is 100% brushed cotton with our unique design the front.This light soft hat can be packed away easily making it the ideal hat for vacation travel and all times when you want to keep the sun off of your beautiful face
petty hat |
cactus hat | papi hat

06:33  

Postar um comentário

<< Home

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com