7.5.07

Wiki X Google

O criador da Wikipedia, Jimmy Wales, pretende criar um novo buscador para a Internet e diz que ele será melhor que o Google. A Search Wikia vai utilizar softwares de código aberto, dessa forma os usuários poderão personalizar o buscador.

“Isso significa que as pessoas poderão baixá-lo, usá-lo e até alterá-lo para que fique melhor e mais eficiente. A idéia é que o programa tenha a cara dos internautas. As pessoas também poderão julgar os resultados da pesquisa aprovando ou não os links relacionados. O Google não oferece essa possibilidade” diz Wales em entrevista publicada pelo Portal Exame.

Entre os “defeitos” do Google, Wales já citou também a quantidade de spans e coisas inúteis que são linkadas como resultado das buscas e a falta de transparência com que é escolhida a ordem de apresentação dos links.

O homem Wiki já convocou pela Internet voluntários para ajudá-lo na empreitada de criar a nova ferramenta. Um protótipo deve ser apresentado ainda em 2007, mas só deve ficar pronto dentro de um ano.

Embora o Google seja considerado um “fenômeno” cultural e domine o mercado da Internet, ao menos no quesito buscas (lembrando que a empresa detém o You Tube e o Myspace, outras ferramentas revolucionaram a rede), tecnicamente não seria difícil que um outro buscador o substituísse. O custo para que o usuário utilize outra ferramenta é quase nulo, limita – se a lembrar de digitar outro endereço no browser.

Enquanto o novo sonho de Wales não se concretiza, a Wikipedia vive uma relação de amor e ódio com o Google, já que a maioria dos acessos à “enciclopédia livre” chegam por meio do gigante das buscas.

Leia também “A construção do próximo império”, excelente artigo publicado na Revista Galileu.

(Imagem: Revista Galileu)

Marcadores: , ,

4 Gritos:

Blogger Billie Wonder said...

ainda há pessoas descrentes com o deus google nesse mundo!!
como pode??

hehe

17:04  
Blogger Vitor Taveira said...

eu to disposto a mudar de religião se o wiki me convencer q seu deus eh melhor...hehehe
seria wiki um pastor neopetencostal?

17:54  
Blogger Fabrício said...

Este comentário foi removido pelo autor.

23:40  
Blogger Fabrício said...

Esse tipo de disputa por nichos ou "dominância" de mercados é saudável. Ganha o consumidor.

Ahhh...

A Google tb pode mudar sua tecnologia de busca, à exemplo do Internet Explorer, que emulou o dispositivo de "paletas" do Firefox (ainda muito superior ao browser rival, da Microsoft).

23:42  

Postar um comentário

<< Home

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com