24.4.07

Conectando o ensino

Governo Federal diz que todas as escolas públicas terão Internet banda larga até 2010; Pesquisadores afirmam que computadores não ajudam no desempenho dos alunos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou na última sexta-feira (20) que até o final de 2007 todas as escolas técnicas terão Internet banda larga e que todas as escolas públicas também vão dispor da ferramenta até 2010, “Porque é por meio do conhecimento que a gente pode permitir que as diferenças sociais desapareçam”, disse o presidente, segundo a Agência do Rádio.

No entanto, recentes estudos, da USP e do Centro de Pesquisas Européias, (leia aqui matéria da Folha de S. Paulo) mostram que a utilização do computador não garante a melhora no aprendizado dos alunos. Escolas, da rede pública e privada, que utilizam a internet não diferem em relação ao rendimento dos alunos em comparação com escolas similares que não possuem computadores e/ou acesso à rede. Efeitos positivos aparecem quando o estudante tem acesso em casa.

A pesquisadora Maresa Sprietsma, do Centro de Pesquisas Econômicas Européias aponta que a utilização do computador até piora a qualidade do ensino de português e matemática, devido ao mal uso do PC, que muitas vezes torna-se um meio de dispersão da atenção dos alunos. Para o pesquisador da USP Naercio Menezes Filho, que desenvolveu o estudo, "talvez esteja faltando em muitas escolas um professor que oriente o aluno a usar o computador, enquanto em casa essa tarefa está sendo feita pelos pais".

O ponto a ser observado, apesar de óbvio, é que não importa a disponibilidade técnica para melhorar a educação, o investimento em pessoal e em capacitação continua sendo fundamental. Mas, mais uma vez com um tanto de obviedade, o mesmo vale para a ausência de equipamentos e excesso de capacitação. Os dois pesquisadores afirmam que embora o computador por si só não melhore o aprendizado, pode ajudar nessa tarefa.

A Internet nas escolas é outra aliada, se bem utilizada. Mas, então vejamos o que será feito desses instrumentos em 2010. Eu, pelo menos, já consigo visualizar uma professora enlouquecida, que se quer sabe como funciona um computador, tentando convencer uma sala com 40 pestes, quero dizer, crianças, a sair do MSN e olhar para o quadro.

Marcadores: , ,

2 Gritos:

Blogger juliana batista said...

Excelente colocação, lele. É isto mesmo, concordo contigo. Imagine se a internet vai de fato cooperar na educação como sonhavam os apreciadores de tecnologia e também os filmes hollywoodianos. Acredito que para existir tal realização eficaz é fundamental a mudança da consciência da população sobre a instituição Escola. Uma sala lotada de crianças ou adolescentes no msn fará muitas pessoas desistirem da atividade de professor. Se o salário já não ajuda, as novas condições de trabalho tendem a piorar a situação.

19:59  
Blogger شركة نقل عفش واثاث said...

Furniture moving company

Furniture moving company in Jubail and Al-Ahsa is the best in the world of transportation tested by many customers, as the furniture moving company is also in Al-Khobar, to which everyone can testify with its efficiency, experience and ideal prices. The best for the customer without wasting time without any damage or lack of work, the transportation services provided by the Middle East Company are integrated services to move furniture with high efficiency

نقل عفش بالدمام
نقل عفش بالاحساء
نقل عفش بالقطيف

18:53  

Postar um comentário

<< Home

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com