Eu sei o que vocês fizeram no jornal passado...
É impresionante como o jornal A Gazeta publica constantemente um caderno especial sobre ensino superior. Sim, é um tema pertinente, uma dúvida cruel que atormenta milhões de jovens brasileiros.
O problema é a forma com que o tema é tratado. O caderno publicado nesta sexta-feira parece um informe publicitário das faculdades privadas, que estão abrindo o processo seletivo pra 2006. Existem "matérias" sobre 17 centros de ensino superior particulares. Sobre a UFES, apenas algumas dicas a respeito do vestibular. É interessante observar também as propagandas desse caderno especial. Dentre essas 17 faculdades, 16 são anunciantes. Ou seja, o objetivo desse encarte extra-ordinário é exclusivamente faturar!
A UNIVIX, instituição relativamente grande no estado, anuncia mas não possui nenhuma reportagem no caderno. Estranho? Não. Explica-se: na própria propaganda, a UNIVIX avisa ao leitor que no dia segunite (sábado) sairá em A Gazeta um caderno especial sobre seus cursos, projetos de extensão e processo seletivo.
Mas não é só isso. Folheando o jornal, percebe-se que todas as matérias locais são assinadas pelos jornalistas. Nesse caderno não. Será porque os textos são meramente reprodução de press-releases enviados pelas assessorias de imprensa das entidades de ensino?
Enquanto veículos de comunicação fazem publicidade reforçada com a credibilidade do jornalismo, temas como a reforma universitária, o descaso com o ensino público, os problemas gerados pela mercantilização da educação e a existência de faculdades "pilantrópicas" não são retratadas pela mídia.
O problema é a forma com que o tema é tratado. O caderno publicado nesta sexta-feira parece um informe publicitário das faculdades privadas, que estão abrindo o processo seletivo pra 2006. Existem "matérias" sobre 17 centros de ensino superior particulares. Sobre a UFES, apenas algumas dicas a respeito do vestibular. É interessante observar também as propagandas desse caderno especial. Dentre essas 17 faculdades, 16 são anunciantes. Ou seja, o objetivo desse encarte extra-ordinário é exclusivamente faturar!
A UNIVIX, instituição relativamente grande no estado, anuncia mas não possui nenhuma reportagem no caderno. Estranho? Não. Explica-se: na própria propaganda, a UNIVIX avisa ao leitor que no dia segunite (sábado) sairá em A Gazeta um caderno especial sobre seus cursos, projetos de extensão e processo seletivo.
Mas não é só isso. Folheando o jornal, percebe-se que todas as matérias locais são assinadas pelos jornalistas. Nesse caderno não. Será porque os textos são meramente reprodução de press-releases enviados pelas assessorias de imprensa das entidades de ensino?
Enquanto veículos de comunicação fazem publicidade reforçada com a credibilidade do jornalismo, temas como a reforma universitária, o descaso com o ensino público, os problemas gerados pela mercantilização da educação e a existência de faculdades "pilantrópicas" não são retratadas pela mídia.
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E não são só as faculdades que se beneficiam dessa venda de espaços jornalísticos para fazerem propaganda. São comuns também cadernos especiais sobre temas como meio ambiente, patrocinados pelas grandes empresas como CST, CVRD, Samarco, Aracruz Celulose (que por sinal são grandes poluidoras!). Lamentável.
E as grandes empresas de jornalismo seguem como as porta-vozes da idelologia neoliberal. Vendidas! E vendedoras de um ideal.
Vitor, tens razão. É uma farsa jornalística. O único interesse é o econômico, pois se fosse jornalístico iria ter os temas que levantasse.
fato.
odeio empresas poluidoras tb.
ah claro, eskeci de esclarecer
num vale só pra a gazeta nao, falei só dela pq tava mais explicito
Vale lembrar que os jornais mais vendidos são coincidentemente os mais vendidos. Não necessariamente nessa mesma ordem.
aiheahuauhieaueha
boa davi!