22.10.05

Eu sei o que vocês fizeram no jornal passado...


É impresionante como o jornal A Gazeta publica constantemente um caderno especial sobre ensino superior. Sim, é um tema pertinente, uma dúvida cruel que atormenta milhões de jovens brasileiros.

O problema é a forma com que o tema é tratado. O caderno publicado nesta sexta-feira parece um informe publicitário das faculdades privadas, que estão abrindo o processo seletivo pra 2006. Existem "matérias" sobre 17 centros de ensino superior particulares. Sobre a UFES, apenas algumas dicas a respeito do vestibular. É interessante observar também as propagandas desse caderno especial. Dentre essas 17 faculdades, 16 são anunciantes. Ou seja, o objetivo desse encarte extra-ordinário é exclusivamente faturar!

A UNIVIX, instituição relativamente grande no estado, anuncia mas não possui nenhuma reportagem no caderno. Estranho? Não. Explica-se: na própria propaganda, a UNIVIX avisa ao leitor que no dia segunite (sábado) sairá em A Gazeta um caderno especial sobre seus cursos, projetos de extensão e processo seletivo.

Mas não é só isso. Folheando o jornal, percebe-se que todas as matérias locais são assinadas pelos jornalistas. Nesse caderno não. Será porque os textos são meramente reprodução de press-releases enviados pelas assessorias de imprensa das entidades de ensino?

Enquanto veículos de comunicação fazem publicidade reforçada com a credibilidade do jornalismo, temas como a reforma universitária, o descaso com o ensino público, os problemas gerados pela mercantilização da educação e a existência de faculdades "pilantrópicas" não são retratadas pela mídia.
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E não são só as faculdades que se beneficiam dessa venda de espaços jornalísticos para fazerem propaganda. São comuns também cadernos especiais sobre temas como meio ambiente, patrocinados pelas grandes empresas como CST, CVRD, Samarco, Aracruz Celulose (que por sinal são grandes poluidoras!). Lamentável.

E as grandes empresas de jornalismo seguem como as porta-vozes da idelologia neoliberal. Vendidas! E vendedoras de um ideal.

8 Gritos:

Anonymous Anônimo said...

Hurricane factfile
Thousands of people are feared to have died - most of them in New Orleans - after Hurricane ... POLITICAL FALLOUT Hurricane relief chief replaced The official overseeing the Hurricane Katrina relief operation has been relieved of his duties by the White House, despite being lauded by President George W Bush.
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16:46  
Anonymous Anônimo said...

Crash ends flying vet's round-the-world trip
JULIAN RYALL A BRITISH aviator attempting to fly round the world in his vintage aircraft crash-landed in northern Japan yesterday.
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16:47  
Blogger Fabio Malini said...

Vitor, tens razão. É uma farsa jornalística. O único interesse é o econômico, pois se fosse jornalístico iria ter os temas que levantasse.

22:18  
Blogger João Tarcísio said...

Vitor, você atentou para uma grande questão do jornalismo em nossos dias. Nos jornais impressos quases todos os cadernos especiais são feitos descaradamente para atender interesse dos anunciantes.
Muito pertinente o tópico que rende uma discussão muito maior.
abraços

16:10  
Anonymous Abreu said...

fato.

odeio empresas poluidoras tb.

22:41  
Blogger Vitor Taveira said...

ah claro, eskeci de esclarecer
num vale só pra a gazeta nao, falei só dela pq tava mais explicito

22:44  
Anonymous Davi Gentilli said...

Vale lembrar que os jornais mais vendidos são coincidentemente os mais vendidos. Não necessariamente nessa mesma ordem.

23:40  
Blogger Vitor Taveira said...

aiheahuauhieaueha
boa davi!

23:50  

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