11.11.05

Jornalismo independente é VITAL!!!

O Vital está chegando. Eu tinha que comentar. Não, não vou ficar falando mal do envento como costumo fazer, meus amigos. Hoje a questão é outra.

Gostaria de refletir, juntamente com o leitor, mais um problema da mídia que muitas vezes passa imperceptivelmente por nós.

A imprensa de massa depende de muito dinheiro para conseguir acompanhar as constantes evoluções tecnológicas e manter seus lucros. Para isso fazem fusões, seguindo a lógica atual do capitalismo. Aí se tornam grandes grupos de "infonimento" (que trabalham com informação e entretenimento) ou então são englobados por holdings que não têm nenhuma relação com a área da comunicação. Os prejuízos ao leitor são inúmeros. Mas vou me ater a um caso bem específico.

Patrocínio versus cobertura- A Rede Gazeta patrocina o Vital há anos. Esse ano é através da Rádio Litoral, eminentemente ligada ao entretenimento. Mesmo assim, na prática, a cobertura jornalística acaba comprometida tanto na Gazeta como na concorrência.
Limitando-se à análise dos jornais impressos, percebe-se, ao longo dos anos, que A Gazeta sempre falou muito bem do Vital. Porém, no ano passado a violência foi tão grande e tão denunciada por A Tribuna que não teve como não ser comentada.

E esse ano? Bem, analisemos os jornais de hoje, quinta-feira.

A Gazeta publicou no Caderno Dois duas matérias: uma sobre os possíveis hits do Vital e uma entrevista com Durval Lelys, vocalista do Asa de Águia. No guia de serviços também saiu uma explicação sobre os desvios do trânsito nos dias do carnaval fora de época.
A Tribuna traz no AT-2 as opções de lazer no fim de semana. Destaque para a cantora Ana Carolina, que apresenta-se em Guarapari. Mas também tem lugar pra outros ritmos, um pagodinho, hardcore e... e... peraí! Ta faltando algo. E o Vital??? Neca. Funciona assim mesmo.A Gazeta divulga, A Tribuna ignora.

Quem perde novamente é o leitor. E pra você? Quem está errado nessa história? Até que ponto os interesses empresarias podem ir dentro de uma empresas de jornalismo? Dê um grito aí!

..........................

Pretendo acompanhar a cobertura da micareta pelos dois jornais. Peço ao leitor que tente fazer o mesmo para que possamos debater novamente e apontar as possíveis contradições.

4 Gritos:

Anonymous Anônimo said...

e digo mais sobre essa parcialidade ao tratar do vital..

houve um "concurso de propaganda" q falasse qualquer coisa relacioanda ao vital (não necessariamente uma propaganda "boa" do vital.. só tinha q falar sobre ele) no site: "www.grafitusa.com.br/vital", e das 15 ganhadoras, apenas 1 retratou uma realidade negativa do evento (a do rafael venturini), q prezou por mostrar a violência..

no resto, o vital é mil maravilhas..

isso é só um exemplozinho beeeeem estúpido q dá pra analisar como a mídia e o povão age..

01:53  
Blogger Sergio Denicoli said...

Sugiro que você acompanhe as notícias do Vital e coleque posts em seu blog. Se você entrevistar a galera da pipoca e também soldados que estão trabalhando no local certamente terá muitas notícias. O problema das reportagens sobre esse micareta vai além dos jornais. Nos dados oficiais das polícias muitas vezes não constam todas as ocorrências do carnaval fora de época. Se não está satisfeito "seja a mídia", como diz. Mas cuidado para não ser parcialmente contra. Abç

09:46  
Blogger Vitor Taveira said...

nessa sexta-feira o jornal a tribuna dedicou uma página ao vital.
a materia principal falava que os empresarios de transporte pediram que a policia atuasse nos pontos de onibus, por temerem vandalismo. A gazeta destacou, com chamada de capa, a preparaçao e a alegria dos folioes.

eh bem diferente a cobertura dos 2 jornais. O evento tem pontos positivos e negativos, gera alegria e violencia. Cada jornal fala o q lhe é mais interessante.

00:23  
Anonymous Anônimo said...

A globo e sua 'rede' sempre foi assim... ela não noticia os acontecimentos. Ela noticia os acontecimentos cobertos/promovidos por ela mesmo.
Se nao é patrocinado pela globo ou se nao vai ser transmitido pela globo, simplesmente nao aconteceu!

17:25  

Postar um comentário

<< Home

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com