12.11.05

Veja que mentira!

Como já disse, na hora de fazer uma crítica é preciso tomar um imenso cuidado para não simplificar as coisas nem ser maniqueísta.

Hoje quero falar sobre a revista Veja. Não que Veja seja responsável por todos os problemas do jornalismo brasileiro. Mas, nas palavras de Raimundo Pereira, "Veja não está isolada em sua ação, mas é a ponta de lança, a que tem mais prestígio e circulação".

Merece um texto exclusivo para criticá-la (no mau sentido). Afinal, trata-se da revista "mais vendida" do Brasil (a ambigüidade é proposital). Mesmo que a maioria da imprensa esteja muito comprometida com os interesses empresariais, Veja consegue ser um caso extremo.

Uma coisa é apresentar uma linha editorial direitista. Nenhum problema. As pessoas pensam diferente. Uma revista que custa quase 10 reais tender em ser elitista também não causa muito estranhamento.
O problema é uma publicação, que se diz jornalística, mentir, omitir, distorcer, manipular, desmoralizar, especular e fazer um jornalismo irresponsável.

Leia o artigo de Anselmo Massad sobre a revista

2 Gritos:

Blogger Billie Wonder said...

todas fazem isso da mesma forma.. não adianta negar..
vc tem um "problema" em particular com a veja, da mesma forma q eu tenho com a época =]
e não adianta dizer q não.. no fundo, vc sabe q é.

11:50  
Blogger Vitor Taveira said...

eh particular pq eu li veja por mto tempo.
eh a revista q tenho mais proximidade, mas axo q eh unanimidade entre os criticos de imprensa brasileiro q a veja é um caso extremo!

17:43  

Postar um comentário

<< Home

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com