Wikipedia é banida como fonte para trabalhos escolares

Os alunos argumentaram que o uso da Wikipedia era comum no ensino médio, por isso achavam que não haveria problemas.
A Universidade não proibiu a consulta ao site, que conta com 38 milhões de usuários em sua versão em inglês, mas as citações estão banidas. Uma discussão sobre a nova medida está marcada para a próxima segunda-feira (26), com palestrantes para defender e criticar o uso do site nas pesquisas.
Jimmy Wales, co-fundador da Wikipedia, vê a decisão de forma positiva. “Basicamente, eles estão recomendando exatamente o que nós sugerimos – estudantes não devem citar enciclopédias. Eu espero que eles também não citem a Enciclopédia Britânica (...) Se eles tivessem proibido a leitura da Wikipedia, eu estaria rindo. Seria como dizer para não escutar rock”.
Enquanto a Middlebury debate e se debate com a Wikipedia, outras universidades americanas a adotam para incrementar o ensino, pedindo para que seus alunos publiquem os trabalhos na página ou que editem artigos de acordo com o que aprenderam nas aulas.
Apesar da conceituação e da proposição do ideal do Wikipédia, o simples fato da modificação ser instantânea, demonstra a instabilidade da informação contida ali. Há uma discussão acadêmica ligada justamente ao papel da bibliografia em um trabalho científico ou monografia.
Via de regra, a importância da citação é a possibilidade de se buscar a mesma fonte, ou seja, a repetibilidade da informação. Quando esta mesma é mutável, este aspecto prioritário se altera negativamente.
Outro aspecto que também não pesa positivamente quanto à utilização do Wikipédia como fonte bibliográfica é a anonimidade.
Sempre que possível, deve-se supor a utilização de artigos indexados (justamente pela maior fiabilidade e facilidade de obtenção) e livros de autores renomados.
Luiz Gustavo
Piracicaba
http://www.monografiaad.com.br