14.11.05

Sonhos permanentes de um mundo transitório

Semana passada fui numa palestra que falava do movimento estudantil de Comunicação da Ufes. Dilson Ruas, membro da primeira gestão do centro acadêmico, levou o panfleto de campanha da chapa, de 1980, início da abertura do regime militar.

Lá encontrei uma frase que me chamou a atenção: "É hora de rompermos com aqueles que sufocam o nosso grito e tentam substituí-lo pelo sorriso pálido de quem não consegue lutar. " Quase 30 anos depois o estudante que vos fala, do mesmo curso, criaria um blog chamado Grito Sufocado. Coincidência? Claro que sim.

Continuei lendo a plataforma da chapa quando de repente... opa! Entre as bandeiras estava a luta em defesa dos índios tupiniquins e guaranis contra os desmandos da Aracruz Celulose. Coincidência? Claro que não! Percebe-se que os absurdos cometidos pela empresa vem desde o tempo de sua fundação.

Muitas das propostas seguem atuais. Não fosse o panfleto rodado em mimiógrafo, passaria facilmente como feito nos dias de hoje. A luta por melhorias no ensino e por uma sociedade mais justa persistem mesmo em épocas tão distintas.

Nota-se uma característica forte do movimento estudantil. Os alunos se vão, mas a luta continua. Como num rio. As águas passam rapidamente até desaguarem na imensidão do mar. Mas o rio segue sempre firme em seu curso, horas mais cheio, horas mais vazio, se renovando a cada dia com novas águas que brotam de sua nascente. Rio perene, águas passageiras.
..................................

"A sonho de hoje pode ser a realidade de amanhã"
"É tentando várias vezes o impossível que se consegue o possível"
Sonhar não custa nada. Pelo menos por enquanto, o sonho ainda não foi mercantilizado. Aproveite!

2 Gritos:

Anonymous Anônimo said...

Wal-Mart CEO called "most corrupt"
Business Blogs - RSS Feeds - Business Case Studies Filed under: Gripes, OnlineYou can view Wake Up Wal-Mart's anti-Wal-Mart ad by clicking here.
I thought this website would be helpful Gall Bladder

20:15  
Blogger Billie Wonder said...

uau! =D

20:42  

Postar um comentário

<< Home

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com