31.3.06



*Retirado do Blog do Tas

30.3.06

Don't call me white!

Não vou entrar aqui nesse post no mérito das cotas para raças dentre outros, nas universidades públicas, apesar de já ter a minha opinião muito bem formada quanto à isso. Quero apenas alertar para a hipocrisia de se considerar racismo atos contra uma raça, e não se considerar o mesmo quando apontados contra outra.

Um garotinho branco proferiu as seguintes palavras à sua professora numa escola nos EUA após se sentir discriminado por seus coleguinhas que tinham bolsas escolares, transporte gratuito, lanche de graça, etc (enquanto ele na mesma classe social de seus amiguinhos, num tinha direito à nada disso apenas por ser branco, enquanto os outros pertenciam à uma minoria):

"So go ahead and label me an asshole - cuz I can accept responsability for what I've done, but not for who I am"
(Então sigam em frente e me chamem de babaca - porque eu posso aceitar as responsabilidades do que eu fiz, mas não do que eu sou)

Isso é a cabeça de uma criança pensando... eu com meus 20 anos de idade penso da mesma forma que ele. Seria eu infantil? Ou as crianças em sua inocência tão se saindo mais sensatas que grande parte do povo adulto?

27.3.06

Brincar de Mãe Dinah

Sobre a situação política do governo Lula, vamos brincar de exercitar previsões?

- Já se foi o pilar político do governo (Zé Dirceu); o PT tratou de fazer obras rápidas e manter o edifício em pé.
- Hoje caiu o 2o pilar do presidente, o pilar econômico cedeu com a queda do Palocci.

No meu entender, Lula possuia apenas 2 pilares, o econômico com Palocci, e o político com Dirceu, ambos formadores das políticas do governo desde antes das eleições que elegeram o ex-sindicalista como presidente da nação.

O PT sobreviverá com os 2 pilares "reformados" para encarar as eleições? Agora Lula perdeu seus 2 "escudos", que antes serviam para absorver as denúncias. Sem ninguém agora para tal função, será ele atingido mais diretamente com maior facilidade?

Vamos lá exercitar nosso dom premonitório, pessoal! =]

OBS: Trato "pilar" não dizendo que as políticas se tratavam basicamente nessas pessoas, e sim como personalidades fortes em que se apoiavam as políticas do governo.

26.3.06

Papagaiada


Uma decisão inédita da justiça no Espírito Santo, no que diz respeito às questões ambientais, impeliu a Superintendência do Ibama no Estado a devolver uma ave apreendida em situação irregular.

Em Vila Velha, no bairro o Ibes, uma família mantinha um papagaio da espécie popularmente conhecida como chauá, e que se encontra em extinção. A Polícia Ambiental apreendeu o animal no dia 17 de fevereiro e desde então ele permanecia sob a guarda do Ibama, no Centro de Reintegração de Animais Silvestres (Cereias), em Aracruz.

A família recorreu à justiça para obter a guarda permanente de Zé, nome pelo qual chamam o papagaio, alegando que uma menina, filha do casal que entrou com a ação, estaria com problemas psicológicos devido à falta da ave, seu animal de estimação há nove anos. O juiz Roberto Gil Leal Faria, do 2° Juizado Especial Federal Cível de Vitória, sensibilizado pela história de Thaís, 12, concedeu, em decisão inédita, a guarda à família da menina, tendo o Ibama 48 horas para devolver o papagaio sob pena de R$ 1.000,00 de multa diária em caso de não devolução, a contar do dia da decisão, 15 de março.

A menina mobilizou os pais à procura da ave, que estava em meio a muitas outras da mesma espécie e foi encontrada no viveiro de aves mutiladas, uma vez que o papagaio teve uma das asas cortadas, uma prática comum das pessoas que mantém aves em cativeiro. No dia 23 de março, Zé, que na verdade é uma fêmea, voltou para a guarda da família.

O analista ambiental e especialista em aves do Ibama, Jacques Passamani, ressaltou o risco dessa decisão, que abre precedentes para que outras pessoas também recorram à justiça para regularizar animais ilegalmente obtidos, o que estimula o tráfico de animais silvestres. Ele lembrou ainda que para cada animal que chega às mãos do consumidor, como o papagaio “Zé”, outros nove morrem nas mãos dos traficantes, entre a captura e o transporte. O Ibama vai recorrer da decisão.

25.3.06

Brasil-sil-sil-sil!

Assistir isso chega a dar vergonha de morar nesse país, mas é fato e não se pode negar né?

VÍDEO SOBRE A "REALIDADE" BRASILEIRA

PS: apenas para efeito de curiosidade, vale a pena assistir também esse vídeo que mostra uma reportagem da globo sobre políticos que já "dançaram" (o Boris Yeltsin bêbado é INCOMPARÁVEL!) hehe =D

Quantos iraquianos você matou?

Recebi um e-mail que sugeria o que o dinheiro que você gasta com Coca-Cola e Mc Donald's gerava. Entre fotos de Bush e Blair sorridentes, dezenas de fotos de bebês e crianças iraquianas mortas e/ou mutiladas.

Não gosto da comida da rede de fast-food, mas sou um cocacólatra assumido. Resolvi calcular hipoteticamente quanto eu teria contribuído pra essa guerra através do consumo de Coca-Cola.

Estimo meu consumo semanal em 2 litros de tal refrigerante.
Como temos 52 semanas num ano, em 3 anos de guerra passaram-se 156 smenas
156x2= 312 litros de refri (imagina quantos flatos foram gerados daí...)

Uma Coca 2 litros custa 3 reais (1,50 real por litro) mas a latinha custa 1,50 (mais de 4 reais por litro). Vou colocar uma média de 3 reais por litro.
312x3= 936 reias (aaaaaah!)

O e-mail sugeria que pagamos 5% do valor em royaltes. Vou acreditar.
5% de 936= 46,80 reais

Com o dólar próximo dos 2 reais temos:
46,80/2=23,40 dólares enviados aos a matriz americana do refrigerante

Como a carga tributária nos EUA está próxima dos 30%:
30% de 23,40=7,02 dólares repassados ao governo de Bush e cia.

Supondo-se que cerca de 10% dos gastos do orçamento norte-americano sejam militares:
10% de 7,02= 0,70 dólares

Desses U$0,70, vamos destinar 20% para a compra de munições.
20% de 0,70= 0,14 dólar

A única referência que encontrei na internet em relação a preço de munições foi que os jovens assasinos do massacre de Columbine compraram balas de fuzil a 17 centavos de dólar em lojas da K-Mart.

Supondo um valor próximo para as compras do Governo dos EUA, eu financiei uma bala de fuzil com o dineiro gasto pelo refrigerante.
Talvez entre uma coca-cola e outra eu possa ter matado um iraquiano. Mas talvez o soldado americano tenha errado o tiro.
Fica a dúvida... Sei quer durmi sem culpa esta noite.

23.3.06

Na Ufes...

21.3.06

Pra frente Brasil! Salve a seleção!

O povo brasileiro sofre de uma inércia social coletiva.

O mundo sempre em constantes alterações; e as pessoas com a mentalidade imbecil de falar que este país é "o país do futuro", assim como faziam em 1950; sem fazer nada para mudar e o fazer ser tal de fato.

Não percebem a mudança do tempo e das coisas (ou não querem perceber).

O Brasil já não é o país do futuro há tempos, o máximo que nós fomos foi alguma coisa há uns anos atrás quando fomos a 8a economia do mundo.

E olhando os indicadores futuros (dívida pública impagável, falta de reformas estruturais, etc), vou dar uma de Mãe Dinah e falar que em uns 5 anos aproximadamente enfrentaremos outra crise. E aí sim vai cair na cabeça das pessoas o que já era pra ser dito hoje em dia:

O Brasil FOI o país do futuro!

16.3.06

O moral do Exército em cheque...

Eu ia fazer um post citando todos os meus argumentos, mas dessa vez resolvi fazer diferente.

Desde 1 dia antes do Exército Brasileiro "encontrar" as armas, eu falei que eles tinham de ter plantado elas há tempos, para não sair desmoralizado por não encontrá-las.

A pergunta que vai: alguém aí realmente acredita que o Exército encontrou as armas roubadas?

15.3.06

A destruição de mudas de eucalipto e de pesquisas da Aracruz Celulose no Rio Grande do Sul gerou muita polêmica. Entre camponesas comemorando a destruição e pesquisadora chorando a perda dos anos de estudo, a mídia perdeu a chance de discutir questões referentes a reforma agrária, plantações de eucalipto em larga escala, pesquisas com transgênicos, etc.

Acho que o comportamento da grande imprensa num caso desses é bem previsível. E o MST sabe disso. Creio que o ato foi uma forma de pressionar o governo, assumindo o risco de perder apoio junto à população.

Muitos condenam o movimento sem saber os motivos que levaram a tal atitude, considerando os militantes como meros vândalos. Isso devido a cobertura midiática que preza em divulgar o fato sem muita contextualização nem profundidade.


Uma das propostas desse blog é de mostrar o que a mídia não diz. Então, leia aqui o informe do MST com o nome "Pesquisa para a vida, não para a morte! ", que explica a posição dos sem-terra para a tomada de atitude tão impactante.

11.3.06

Ao arqueólogo do futuro

"Imagine-se endereçando uma mensagem a um arqueólogo do futuro, fornecendo-lhe dados sobre a realidade atual que lhe servissem de apontamentos para o entendimento de nossos dias."

Essa é a proposta de uma série especial que a Agência Carta Maior publica mensalmente desde setembro de 2004. Já enviaram suas "cartas" pessoas ilustres como Eduardo Galeano, Ferreira Gullar, Viviane Mosé, Chico Anysio, Jorge Furtado, entre outros.

Muito interessante. Para conferir a série completa clique aqui.

10.3.06

Quinta-feira, 9 de março de 2006
23h46
Todo dia é dia da mulher! Toda hora é hora de lutar!
Parabéns a todas mulheres que nos mostram a todo momento que realmente vale a pena viver

Cada gesto, cada palavra, cada afago, cada lágrima, cada grito, cada vida, nada terá sido em vão quando se ama, sonha e acredita.

.........................................

Fundo de Quintal- Se Chama Mulher
"Pode ser uma dama
Pode ser da ralé
Mas se o peito tem chama
Se chama mulher"


9.3.06

E o rádio digital?

Antes tarde do que nunca. A discussão sobre o modelo de TV digital a ser adotado no Brasil demorou mas chegou a mobilizar parte da sociedade. Talvez tarde demais.

Mas o rádio também está prestes a adotar o modelo digital de forma mais atropelada e impositiva ainda, atentendo apenas aos interesses dos radiodifusores, sem muita discussões a respeito das implicações para a sociedade brasileira.

Uma matéria do Fazendo Media intitulada Rádio digital: democratização ou 'cala-boca tecnológico' explica um pouco da situação, destacando que "sem debate, o governo impõe padrão estadunidense (Iboc) e atinge duramente as rádios livres".
Leia aqui.

8.3.06

Lula escolhe padrão japonês para TV digital

A manchete e a matéria são da Folha de São Paulo: nessa sexta-feira o presidente Lula deve anunciar a opção pelo padrão japonês (ISDB) de televisão digital. Embora sem citar as fontes, a Folha banca a escolha do modelo ISDB pelo governo. Curioso é que a matéria sequer cita a possibilidade de elaborar um padrão brasileiro criado a partir de adaptações dos modelos já existentes, como é defendido por diversos movimentos sociais.

Se um meio de comunicação desse porte antecipa tal decisão é porque tem fontes dentro da alta cúpula do governo. Porém, é previsível que houvesse essa escolha, já que o governo Lula nunca teve vontade e/ou coragem de enfrentar a elite brasileira, seja ela rural, industrial, midiática, etc.

A jogada política me parece clara: ignorar os gritos das entidades da sociedade civil e abandonar a luta histórica do PT por uma comunicação mais democrática para evitar um confronto aos interesses da Rede Globo, o que poderia ser fatal à pretensão de reeleição de um governo repleto de sujeira jogada pra baixo do tapete.

Isso só reforça a tese de que o Partido dos Trabalhadores não tem projeto de país nem plano de governo e sim um plano de poder.

Rebeldia: compre a sua na loja da moda!

Ontem eu vi cinco Che Guevaras, três deles em menos de 20 minutos. Quatro camisas, uma bolsa e a mesma figura.
Trata-se da famosa foto tirada por Alberto Korda que tornou-se símbolo de rebeldia e virou uma estampa usada tanto por militantes quanto por "playboys". Pude avistar a figura do líder revolucionário no acampamento do MST, no ônibus e no shopping!

A morte fez de Ernesto um mito socialista mas foi o capitalismo quem realmente eternizou a figura do Che...
Ele que abdicou da riqueza para aderir a guerrilhas agora enche o bolso de capitalistas como símbolo de uma rebeldia que muita vezes não passa de moda.
A uma hora dessas Che deve estar se revirando em seu túmulo...

Adaptando ao capitalismo a famosa frase de Guevara : "Hay que endurecerse pero sin perder la plata ($$$) jamás".

  • O professor Nilton Hernandes (USP) publicou um estudo com o título "Compre o detergente do Che Guevara- Análise semiótica da apropriação publicitária de símbolos e discursos revolucionários"
  • Interessante observar também a mercantilização do movimento punk desde suas raízes, como pode-se ler em texto do blog Álcool e Prozac
.........................................................................
Visual é tudo - Mukeka di Rato
"Estampando camisas do Che Guevara
Seja o hippie da esquina
ou a botique de vanguarda
Visual é tudo, atitude não é nada!"

2.3.06

Promessa é dívida

Eu acho que já disse uma vez, que partilho da idéia de que o maior bem que eu possuo é a minha palavra, é a única coisa que ninguém pode tomar ou me obrigar à nada, é a minha vida, o que eu realmente penso.

E conseqüentemente, a mentira é ridícula pra mim, é a prova de que a pessoa é um cocô, que o bem maior dela não vale nada. Prometer pra mim é avalizar a sua palavra de alguma forma, e quem não cumpre o que promete, botou sua palavra à prova e resolveu mostrar que não passa de um mentiroso, um rídiculo boçal que não merece respeito de ninguém.

Isso tudo que eu disse enrolando foi um "início" do que quero dizer, que ainda vou complementar com uma letra pequena de música, e um breve comentário sobre a letra no final, para que tudo seja entendido. Aí vai:

Mukeka di Rato - Praia Bosta
Vamos dar um passeio na praia
Pisar em merda e em água de vala
Comer um siri podre com conservante
Cheirinho de lixo de restaurante
Dar um mergulho tranqüilo e gostoso
Na água do mar misturada com esgoto
Dar uma voltinha no calçadão
Pisando em peixes mortos pela poluição
Nossas praias virando valas
Cheiro de esgoto
Se acostume e ache gostoso!


Comentário:
um certo político de voz escrota ("companheiro" João Coser) prometeu a despoluição da Baía de Vitória, lembram-se?
Ele PROMETEU, não foi um simples pensamento de "eu vou tentar". Foi "eu vou fazer". Eu quando não tenho certeza das coisas, não prometo pra não jogar fora o valor da minha palavra.
Ele enganou milhares de pessoas! Mas ainda é tempo pra nosso prefeito se lembrar da sua promessa, e deixar que um dia o povo de uma cidade bela e litorânea como a nossa possa curtir suas praias sem se preocupar com micoses e outras coisas mais, por causa da poluição estarrecedora.

OBS: e essa ainda por cima não foi a única promessa que ele fez ein... esse daí é mentiroso compulsivo!
FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com